Edi Balod

Exposição “começa com o toque do dedo no dorso da máquina” será aberta segunda-feira na Sala Edi Balod

A exposição “começa com o toque do dedo no dorso da máquina”, da artista bill or, será aberta à visitação na Sala Edi Balod, na Unesc, na próxima segunda-feira (05/09), às 19h. 

Em um evento com participação da artista, o público será apresentado a três trabalhos, realizados entre 2020 e 2021, que apresentam processos de sua pesquisa como relações entre literatura e artes visuais, ficção e realidade e hardware e software, a partir de procedimentos de apropriação, coleção e edição, com desdobramentos em áudios, textos, vídeos e desenhos.

Um dos trabalhos expostos será “alguma dessas coisas sem nome”, uma publicação que mostra máquinas criadas com peças de um manual técnico de uma máquina que não levava consigo um nome. É um manual físico pertencente à coleção de manuais da artista, digitalizado e manipulado através de um software de edição. “maquina sem acento” é o nome dessa série de máquinas criadas com peças apropriadas, e é também o nome do texto e dos vídeos que compõem a exposição.

“Tenho me interessado ultimamente em pensar tecnologia no campo editorial e na edição como linguagem, sobretudo em estabelecer ligações entre os conceitos operatórios de minha prática artística com sistemas operacionais da máquina e do software que comando”, explica a artista de Itajaí. 

A exposição também possui um inventário instalado na parede, dois arquivos com dez pastas suspensas e folhas impressas com máquinas e fragmentos do texto da publicação “alguma dessas coisas sem nome”. “inventário.doc” é o nome deste trabalho, e as folhas podem ser manipuladas e levadas pelo público.

“A Sala Edi Balod lança anualmente uma convocatória para Ocupação do seu espaço por projetos da Universidade e também de outros contextos e instituições, e a exposição da artista bill or foi uma das contempladas para Ocupação 2022. Essa iniciativa oportuniza aos nossos acadêmicos e comunidade local o acesso a produção de artistas de outros territórios, potencializando experiências e a formação no campo das artes”, afirma Daniele Zacarão, coordenadora da Sala Edi Balod.

bill or reside em Itajaí e é fundadora do selo editorial Ajuntório, co-fundadora do Crivo Coletivo, integrante da Des Editora, residente do Espaço-Espaço e titular da Câmara Setorial de Artes Visuais (CASAVI) de Itajaí.

A exposição estará aberta para visitação do dia 5 de setembro até 30 de setembro, de segunda à sexta-feira, das 13h às 18h30min.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de setembro de 2022 às 17:39
Compartilhar Comente

Deixe um comentário