Engenharia Civil

Curso de Engenharia Civil da Unesc realiza o II Siconsi+i

Curso de Engenharia Civil da Unesc realiza o II Siconsi+i
Seminário acontece até sexta-feira no auditório Ruy Hülse com muita discussão sobre a construção industrializada Mais imagens

O segundo Simpósio de Construção Industrializada, uma promoção do curso de Engenharia Civil, da Unesc ocorre até esta sexta-feira (19/08), no Auditório Ruy Hülse. O evento conta palestras de profissionais das mais importantes empresas do ramo da construção civil. Na tarde de quinta e sexta-feira, também serão realizados painéis técnicos abordando o tema.

A abertura, que ocorreu na noite desta quarta-feira (17/08), contou com a presença da pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Silveira Lopes, da coordenadora do curso, Elaine Guglielmi Pavei Antunes, da presidente do Centro Acadêmico Engenharia Civil “Ayrton Brandão”, Natalia Costa Feltrin, e dos membros das entidades representativas do setor. “Neste evento nós unimos estudantes, professores, pesquisadores, empresários, sindicatos, fornecedores, tudo no mesmo local e com o intuito de discutir as tendências, as inovações, os novos produtos voltados para a construção civil, para a melhoria da produtividade, racionalização, desenvolvimento sustentável e tudo mais nesse aspecto”, comentou, Elaine.

A pró-reitora Gisele ressaltou que o Simpósio não poderia acontecer em lugar mais apropriado do que na Unesc. “Eu avalio que o campus de uma Universidade Comunitária é um campo fértil para a discussão do novo. A construção civil é um vetor de desenvolvimento pujante na nossa região e ter um lugar dentro da Unesc para discutir tendências, discutir a operacionalização da indústria da construção civil é crucial. Aqui na nossa instituição temos profissionais que são vanguardas nessa temática. Somos um celeiro de profissionais que podem contribuir muito para o desenvolvimento desse setor”, avaliou.

Graduação Multi

Gisele ainda destacou que atividades como esta fazem parte da grade da Graduação Multi. “Um evento como esse também entra no objetivo da nova forma de ensinar. Com certeza, a Graduação Multi é uma inovação curricular e pedagógica que parte para a experiência do estudante. Esse evento é um dos espaços de experiência para aproximar o nosso estudante do setor produtivo”, destacou.

Brasil ao Cubo

A primeira palestra do evento foi proferida pelo executivo de vendas da empresa Brasil ao Cubo, Marco Antônio Medeiros. Esta construtora se define como uma empresa de soluções inovadores e dinâmicas, atuando em vários segmentos por todo o país. O palestrante apresentou o tema: Soluções construtivas ágeis, onde ele mostra a proposta inovadora para a indústria da construção. “Nosso foco é em soluções construtivas ágeis e a construção metálica. A construção volumétrica realmente vem para agregar, e hoje o Brasil é uma das referências. Costumamos dizer que é uma das inovações que a gente traz ao mercado, onde gostamos de dividir o que aprendemos. Estamos de postas abertas para a educação, pois sabemos que iremos precisar de profissionais capacitados no futuro, para compor o nosso time”, alertou.

Inovação no DNA

O executivo ainda comentou sobre a defasagem tecnológica que ainda existe na construção civil. “No setor ainda encontramos a utilização de técnicas ainda obsoletas, antigas, que fazem sentido, principalmente comercialmente, mas a industrialização vem para contribuir e sabemos que este será o caminho. A Brasil ao Cuboa é uma novidade, nasceu como uma startup, tem uma alma de startup, a inovação está no nosso DNA.  Estamos aqui na Universidade trazendo esse know-how para os futuros engenheiros. Vamos precisar de muita mão de obra e temos que jogar limpo, falar sobre os desafios técnicos e comerciais, encontrados no dia a dia. Temos como objetivo preparar essa turma que está se formando mais de especializada”, encerrou.

Gerdau Design

A líder da Gerdau Design, Rosane Bevilaqua, segunda palestrante da noite, abordou o tema: “Construção industrializada e Offsite”. “Estou muito feliz de novamente, participei da primeira edição e é muito legal ter esta oportunidade de vivenciar um evento que reúne tantas falas distintas, em um mesmo objetivo que é a industrialização, tema que cada vez mais observamos que vem ganhando notoriedade e que é importantíssimo para que essa ‘molecada’, nossa força de trabalho no futuro, já saia com um preparado, pensando diferente e acreditando que pode construir de maneira mais racional e com mais qualidade”, destacou.

Novidades

A palestrante trouxe um apanhado de novidades da sua empresa. “A Gerdau tem um monte de novidades. Mas eu vim de fato, falar muito mais sobre todas as tendências que a gente enxerga de industrialização, falar um pouquinho de construção modular, sistemas mistos, sistemas híbridos, o que temos visto no mundo afora e de que maneira poderemos apoiar a cadeia como um todo nessa evolução da construção. O aço nunca vai sair de moda, mas eu acho que ele cada vez mais passa a conversar com outros materiais para compor soluções diferentes. Então, hoje para nós, a construção está muito mais abrangente do que no passado”, concluiu.

A voz da experiência

O professor Pedro Arns, fala dos seus 80 anos com muito orgulho, dos 44 anos de sala de aula na Unesc, e dos 52 anos como engenheiro civil. Com toda essa história, ainda se faz presente em um evento voltado para a sua profissão, em de aprender. “É sempre prazeroso poder participar desses encontros que só agregam, traz conhecimentos novos, conhecer não ocupa espaço, muito pelo contrário, o saber desenvolve a pessoa. Mesmo com 80 anos continuo na luta, em busca de novos conhecimentos”, pontuou.

Trajetória

Há quatro décadas lecionando na Unesc, 52 anos de formado, conta que já viu muita coisa dentro do seu segmento. “Já construí pontes, viadutos, pavimentação em estrada, sistema de abastecimento de água, de esgoto. Trabalhei em todos os ramos praticamente da engenharia civil. Tenho uma trajetória muito gratificante, deixei um legado de infraestrutura muito importante para Criciúma, quando fui secretário de obras, no período de 1977 a 1982 e entre 1990 e 1993”, situou.

A evolução das tecnologias

O veterano engenheiro também destacou que as tecnologias foram as que mais evoluíram na sua profissão. “Sempre são as tecnologias, as modernidades, quer dizer, novos equipamentos, novos métodos de construção civil, muito racionalidade, não há mais tanto desperdício quanto da década de 1970. Tivemos avanços muito grandes nessa área e cada vez mais, o exemplo foi a primeira palestra desta noite. Fazer prédio com oito andares e após cem dias entregar as chaves, isto é surreal, mas é a tecnologia, tecnologia aliada com mão de obra especializada e cada vez vai se avançando mais, inclusive nos tipos de materiais que se usa, tipos de cálculo, tipos de arquitetura, em tudo, afinal de contas há avanços extraordinários. Tudo isso através do conhecimento, através da inovação, através da tecnologia, da informática, tudo isso aí vem para nos ajudar”, finalizou.

Debutante

O acadêmico da segunda fase, Reginaldo Oliveira Alves, considera muito importantes eventos como este para o enriquecimento curricular. “Considero essas atividades uma grande oportunidade para nós que estamos iniciando o curso. Muitos conteúdos de nosso interesse serão abordados. São conhecimento, ensinamentos que irão me ajudar na minha carreira futuramente. As palestras, os painéis, serão ferramentas interessantes que irão agregar em muito na minha formação. É uma forma de já estar vivenciando a profissão, isto é muito legal”, explicou.

Oitava Fase

Para Rafaela Teixeira Laitano, cursando o último ano da Engenharia Civil, o Siconi+i, é um importante espaço que traz uma visão do mercado atual. “Principalmente para mim que estou prestes a me formar. Ver como é realmente o setor da indústria da construção, com a visão de novas áreas de atuação, isto é muito bom profissionalmente. Após fazer o curso técnico em Edificações, me identifiquei muito com a profissão. Gosto muito de estar no canteiro, boto a botina e vamos para a obra”, encerrou.

Egresso

Formado em 2021, Luiz Fernando Conde Machado, fez questão de estar presente no evento. “Estar aqui hoje prestigiando este simpósio é muito importante, tanto para nós egressos, quanto para os alunos.  É uma oportunidade para se aperfeiçoar e adquirir mais conhecimento. E agora, convivendo há quase dois anos dentro de canteiro de obras, percebemos a necessidade de sempre estar atualizado. Cada dia é um novo desafio”, declarou.

Fotos e texto: Décio Batista

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de agosto de 2022 às 16:44
Compartilhar Comente

Deixe um comentário