Engenharia Civil

Unesc integra parceria no projeto Reconstruindo a Cidadania

Unesc integra parceria no projeto Reconstruindo a Cidadania
Alunos receberam certificados de conclusão de curso de pintura imobiliária no Bairro da Juventude, com participação da Farben Tintas (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Promover uma melhor preparação e capacitação para todas as categorias profissionais que integram as equipes de obras, proporcionando oportunidades de integração e compreensão do ambiente de trabalho, além da inserção social. Esse é o objetivo do projeto de extensão da Unesc “Reconstruindo a Cidadania”, que entregou certificados de conclusão do curso de Pintura Imobiliária e Moveleira, na noite desta terça-feira (7/12), em evento realizado no Bairro da Juventude.

Em uma parceria da Unesc, Farben Tintas e Bairro da Juventude, onze estudantes da instituição vão poder ingressar no mercado de trabalho da construção civil com muita bagagem teórica e prática.

Os alunos tiveram aulas teóricas ministradas pelos bolsistas da Universidade William Domiciano e Victor Fernandes supervisionados pelos professores responsáveis Evelise Chemale Zancan e Eder Frank Serafim, no Bairro da Juventude. Já as aulas práticas foram realizadas no Parque Científico e Tecnológico da Unesc (Iparque) acompanhada pelos técnicos da Farben Tintas e também pelos bolsistas.

Uma oportunidade não só para os alunos do Bairro, mas também para os acadêmicos da Universidade que estabelecem uma relação de intensa união entre a teoria e a prática, garantindo um verdadeiro significado ao educando.

“A experiência da vivência ministrando as aulas nos torna mais sensitiva as demandas da nossa comunidade. Em um país com mais de 12 milhões de desempregados, é uma honra poder participar deste grande projeto podendo proporcionar uma capacitação de grande importância para o ingresso no mercado de trabalho hoje tão escasso por falta de mão de obra”, comentou o acadêmico William.

Ele enumerou a importância de cada um para o êxito do projeto. “Deixo meus agradecimentos aos coordenadores do projeto, professora Evelise e professor Éder, pelo comprometimento em nos dar todo o suporte, aos nossos parceiros, a Farben Tintas e o Bairro da Juventude, a nossa diretora dos projetos de extensão, Fernanda Sônego, e a nossa reitora Luciane Ceretta que não se cansa em tornar cada vez mais nossa universidade em um patamar de altíssima qualidade honrando nosso reconhecimento como Universidade comunitária”, ressaltou.

União consolidada há 12 anos

Essa união da Unesc com empresas privadas e instituições filantrópicas já se consolidada há 12 anos e os resultados esperados com o curso ministrado, conforme o acadêmico Willian, vêm da inserção destes concluintes na indústria da construção civil.

“As aulas teóricas e práticas permitiram a integração e a compreensão do ambiente de trabalho aos participantes deste curso, bem como a oportunidade para os bolsistas em exercer a função de instrutores no processo de ensino e aprendizagem, unindo os conhecimentos aprendidos no ensino, o interesse pela pesquisa e a prática da extensão com todos os envolvidos no projeto”, sublinhou.

O coordenador de Educação do Bairro da Juventude, Marcelo dos Santos mencionou que a instituição já existe há 72 anos e toda esta história foi construída com parceria. “É uma satisfação estar em uma parceria que traz tão bons resultados para todos os envolvidos”, enfatizou.

Parceria essa, também respaldada pelo supervisor do Laboratório de Tintas da Farben, Fabiano Figueiredo. “Esse conhecimento abre uma porta gigante para uma nova profissão, para entender o mundo das tintas”, disse.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de dezembro de 2021 às 13:36
Compartilhar Comente

Deixe um comentário