Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz

Professores de Balneário Rincão participam de ações de educação patrimonial

Professores de Balneário Rincão participam de ações de educação patrimonial
Iniciativa parte do projeto de extensão em Arqueologia Pública (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Durante o ano de 2016, professores da Escola Josá Réus, de Balneário Rincão, participaram de atividades e oficinas sobre educação ambiental e patrimonial. A iniciativa, parte do projeto de extensão da Unesc “Arqueologia Pública no Extremo Sul Catarinense: Incentivando os Pequenos a Valorizar e a Preservar seu Patrimônio”. E, nesta terça-feira (22/11), ocorreu a finalização da primeira etapa de atividades, desenvolvida no LAPIS (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz).

No local, os pesquisadores da Unesc apresentaram para os educadores a estrutura de pesquisa do LAPIS, uma exposição de banner’s, maquetes e réplicas de peças arqueológicas, que tratam das dinâmicas de ocupação pré-colonial da região do Extremo Sul Catarinense, e realizaram um feedback sobre os resultados alcançados no primeiro ano do projeto de extensão.

Para o coordenador do Setor de Arqueologia da Unesc e um dos responsáveis pelo projeto, Juliano Campos, o objetivo do primeiro ano do projeto foi de realizar atividades de educação patrimonial e ambiental com os educadores da Escola José Réus, na Lagoa dos Freitas. “As oficinas foram realizadas em espaços formais e não formais de ensino, utilizando a escola, o Museu de Arqueologia, o espaço pedagógico do Setor de Arqueologia da Universidade, o Sítio Arqueológico Lagoa dos Freitas e biomas da comunidade de Balneário Rincão”, explicou.

Participaram da atividade no LAPIS, os professores e a diretora da Escola José Réus, Valcinéia Borges, o professor Marcos Cesar Santos, os acadêmicos de História Jodoel Cardoso e Alexandre Sachet, e o biólogo assistente do Setor de Arqueologia da Unesc Diego Dias Pavei.

Saiba mais

O projeto tem duração de dois anos. As atividades envolvem o Museu de Arqueologia de Balneário Rincão, o Setor de Arqueologia da Unesc e os cursos de História e de Ciências Biológicas da Universidade. A ação ocorre por meio da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) e da Propex (Pro-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

23 de novembro de 2016 às 21:25
Compartilhar Comente

Deixe um comentário