Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz

Cinco dias de debates sobre a valorização do Patrimônio Histórico

Cinco dias de debates sobre a valorização do Patrimônio Histórico
Milena Spilere Nandi Mais imagens

“Lugares de Memória: ações, políticas e preservação do Patrimônio Histórico” é o tema central da 9ª Semana Acadêmica de História da Unesc, que começou na noite de hoje (1º/10), com a conferência “Configurações discursivas do campo do patrimônio no Brasil”, da professora doutora Andréa Ferreira Delgado, da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Durante a abertura do evento, Andréa abordou o trabalho do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e como a base de dados do instituto pode ser utilizada para pesquisas. Após a conferência, Andréa respondeu aos questionamentos dos estudantes. A mediadora foi Marli de Oliveira Costa.

A Semana Acadêmica vai até sexta-feira (5/10) e o evento, que pretende ampliar as discussões sobre a importância da valorização e preservação do Patrimônio Histórico, é aberto ao público em geral. Além de palestras, a semana contará com um debate, uma noite cultural e o lançamento do livro “Faces da Urbe: processo identitário e transformações urbanas em Criciúma/SC (1945-1980)”, do professor doutor Dorval Nascimento, amanhã (2/10), no Miniauditório do Bloco P (sala 19), às 19 horas.

Segundo o presidente do Cahel (Centro Acadêmico de História Edson Luís), Ricardo Martins, as discussões durante o evento irão auxiliar os estudantes em suas pesquisas e agregará um importante conhecimento aos futuros historiadores. Segundo o coordenador do curso de História, Paulo Sérgio Osório, o tema patrimônio vem ocupando cada vez mais lugar no curso e é importante para a sociedade. “Vivemos em um tempo onde o descartável prevalece. Mas precisamos fazer uma reflexão acerca do Patrimônio Histórico e da sua importância”, comentou.

A Semana Acadêmica é promovida pelo Cahel, em parceria com o curso de História, o Cedoc (Centro de Memória e Documentação da Unesc), Ediunesc (Editora Unesc) e o Setor de Arqueologia.

Confira a programação

Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net

01 de outubro de 2012 às 22:06
Compartilhar Comente

Deixe um comentário