Engenharia de Materiais

Experiência: alunos do colégio Humberto de Campos participam de aula prática na Unesc

Experiência: alunos do colégio Humberto de Campos participam de aula prática na Unesc
Atividade é liderada pelo Grupo de Extensão do curso de Engenharia de Materiais e ocorreu no Iparque (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

Proporcionar experiências múltiplas. Quem conhece a Unesc vivencia isso no dia a dia e quem visita a Universidade também poderá sentir o que a Instituição tem a oferecer para estudantes e comunidade. Foi o que ocorreu com os alunos do 3º ano do Ensino Médio da escola de Educação Básica Humberto de Campos, de Criciúma, nesta sexta-feira (19/08). Eles participaram de aula prática desenvolvida pelo Grupo de Extensão do Curso de Engenharia de Materiais (Gemat), composto por professores da área da Universidade. 

A ação, que ocorreu no Parque Científico e Tecnológico da Universidade (Iparque), proporciona que alunos do Ensino Médio de escolas da região participem de atividades práticas em laboratórios da Unesc, onde são produzidas peças metálicas, cerâmicas e poliméricas, estimulando os participantes para a área tecnológica.

Essa interação, segundo a coordenadora do curso de Engenharia de Materiais, Ângela Arnt, é uma possibilidade de mudança pelo conhecimento. “Fizemos, primeiramente, uma apresentação do curso de Engenharia de Materiais, abordando seus diferenciais, mercado de trabalho e mostramos os incentivos que a instituição proporciona por meio de bolsas de estudos. É um dia voltado à oferta de conteúdo para que o interessado possa ter opções de pesquisas e informações mais profundas sobre o curso de Engenharia de Materiais”, disse. 

As possibilidades de atuação do engenheiro de materiais são variadas e, segundo a coordenadora do curso, o mercado tem buscado cada vez mais profissionais formados nesta área. O curso de Engenharia de Materiais da Unesc é o primeiro de Santa Catarina e foi criado com base nas demandas regionais. 

Visita produtiva

O grupo, composto por 25 alunos, conheceu o Laboratório de Cerâmica e lá teve uma aula prática com o coordenador adjunto do curso, Felipe Zanette da Silveira, que os aguardava para apresentar todo o processo de produção de uma cerâmica. “Essa atividade tem como objetivo trazer os alunos para dentro dos laboratórios e apresentar para eles a área tecnológica da nossa instituição e quem sabe dar um direcionamento futuro para esse interessado, o que para nós é gratificante. Nossas áreas do conhecimento são todas interligadas e se envolvem de alguma forma no processo, por isso, eles vêm aqui, conhecem todos os laboratórios e as práticas desenvolvidas”, completou o professor, que orientou os visitantes na produção de uma pequena peça de cerâmica.  

Depois do encontro desta sexta-feira os membros do Gemat irão até a escola para a socialização dos resultados com os alunos. 

Olhos atentos

Quem estava com os olhos atentos era a aluna Letícia Serafim Custódio. Ela já tem uma ideia do que quer seguir e ficou encantada com o que presenciou. “Vim para abrir novas portas e isso tudo é muito interessante. Essa experiência é incrível, pois não estamos recebendo apenas informações, mas estamos tendo a prática”, agradeceu.

A aluna Carolina Aguiar Porto também adorou a ideia. “Estou achando muito interessante e esse contato para mim é tudo muito novo e bem legal. é uma experiência gratificante”, salientou.

Inovação

Para o professor da escola visitante, Fabrício de Souza, a atividade proposta pela Universidade é inovadora. “Aqui estão futuros profissionais e a Unesc está sempre oferecendo algo de bom para a comunidade. É muito importante e valioso para alunos e professores da nossa instituição. Nós agradecemos a Unesc por oportunizar esse convívio e mostrando todo o trabalho que faz. Eles saem encantados”, finalizou.

Tour

Além da aula prática, nesta sexta-feira, outros 50 alunos também do colégio Humberto de Campos estiveram no Iparque, fizeram um tour pelos laboratórios de ensino e conversaram com os professores. Entre os locais visitados estiveram no espaço do Parque que constituem os cursos da área de Ciências, Engenharias e Tecnologias da Unesc, como Design, de Metalografia, Microscopia, Ensaios, Mecânicos, Solda, Metrologia, o Talent Lab, de Engenharia Ambiental e Sanitária, de Geoprocessamento, dentre outros. 

Portas abertas para a transformação

Os interessados em conhecer e fazer parte das experiências proporcionadas pela Unesc, como toda a gama de graduação em modelo presencial ou de Educação à Distância (EaD), podem entrar em contato com a Universidade para obter mais informações sobre as inúmeras oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

Já quem tem o objetivo de cursar uma pós-graduação pode entrar em contato pelo telefone (48) 34312626 e pelos cursos técnicos no telefone (48) 34312671.

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos pelo Whatsapp (48) 99644-1887 ou no (48) 3431-2545 e presencialmente das 8h30 às 21h. Mais informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas no site unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de agosto de 2022 às 15:48
Compartilhar Comente

Deixe um comentário