Engenharia de Materiais

Engenharia de Materiais: área de atuação e oportunidades crescentes

Engenharia de Materiais: área de atuação e oportunidades crescentes
Divulgação Mais imagens

O crescimento de um país passa também pela geração de emprego e desenvolvimento de produtos. E nos dois casos o engenheiro de materiais está envolvido, seja como empreendedor ou participante do processo de criação. E em um país como o Brasil, o futuro reserva muitas oportunidades de emprego na área de engenharia. “O mercado já está muito bom e o Brasil vai precisar cada vez mais de engenheiros, nas suas diversas áreas. A engenharia desenvolve tecnologia e colabora com o aumento do PIB (Produto Interno Bruto) em um país”, afirmou Márcio Rocha, coordenador do curso de Engenharia de Materiais da Unesc.

Rocha explicou que o engenheiro de materiais tem a competência de atuar em várias frentes, já que durante o curso aprende as técnicas de controle de processos industriais utilizados na fabricação de produtos, como revestimentos cerâmicos, metalúrgicos e de fundição, de polímeros (plásticos), de descartáveis, filmes plásticos e embalagens. Durante os cinco anos de estudo o aluno recebe ainda formação para gerenciamento de grupos de trabalho em empresas e instituições de pesquisa e para administrar o seu próprio negócio, ou ainda prestar consultorias para indústrias.

“O profissional tem várias possibilidades de atuação. Por saber utilizar a tecnologia de ponta, pode trabalhar no desenvolvimento de produtos, em pesquisas científicas ou mesmo como perito. O engenheiro de materiais sabe como é feito cada produto”, comentou

O curso de Engenharia de Materiais da Unesc tem 14 anos e é o único do Sul catarinense. Os alunos têm à disposição laboratórios ligados ao IDT (Instituto de Engenharia e Tecnologia) do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc). “Além de aliarem teoria à prática nos laboratórios, os alunos entram em contato com projetos de pesquisa e projetos para empresas”, afirmou. A maioria dos professores do curso tem doutorado e os estudantes podem realizar estágios em empresas da região ou de cidades como Florianópolis, Porto Alegre e São Paulo.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

12 de julho de 2012 às 08:01
Compartilhar Comente

Deixe um comentário