Engenharia de Agrimensura e Cartográfica

Mapeamento e Pulverização Aplicado ao Agronegócio

O Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica realizou a Semana Acadêmica dentro da XIV Semana de Ciência e Tecnologia – SCT. No dia 27 de outubro de 2023 teve a presença do egresso do curso Engenheiro Agrimensor Paulo Cesar Meneghini, os acadêmicos assistiram a palestra Mapeamento e Pulverização Aplicado ao Agronegócio.

A inserção de novas tecnologias no agronegócio, tem despertado no Engenheiro Agrimensor um novo mercado de trabalho, pois estes equipamentos para que possam operar de forma autônoma, necessitam de conhecimentos prévios de aplicação direta na área da engenharia, como coordenadas dos limites da área de plantio nas lavouras.

Formado pela Unesc em 2014, logo mudou-se para o Rio Grande do Sul, onde iniciou suas atividades fundando em 2015 a empresa BRPro, desenvolvendo trabalhos de Engenharia, Cartografia, Topografia e Geodésia. Em 2022 iniciou as atividades com a Empresa Agromap Drones & Pulverização, com o objetivo inicial de prestar serviços de pulverização e controle de pragas agrícolas para os fazendeiros da região.

Paulo se depara com um novo mercado de trabalho que agrega o mapeamento para áreas agrícolas, os drones utilizados para pulverização. Esta nova tecnologia equipada com sistema identificador dos limites das lavouras, o equipamento voa de forma autônoma, possibilitando identificar áreas onde é necessário aplicar produto. Na explanação da aplicação e uso do equipamento, foi possível também conhecer em detalhes, o drone e sua autonomia de voo e capacidade de armazenamento.  

Com conhecimentos técnicos e de gestão, o engenheiro Paulo contribuiu na formação de conceitos financeiros, abrindo o leque de serviços que podem ser prestados pelos futuros engenheiros, trazendo detalhes de orçamento e custo prévio das operações, esboçando lucros e custos fixos para a realização do serviço.

A palestra foi mediada pelo professor Lucas Tessmann Schwalm, que leciona a disciplina de Sensoriamento Remoto e Fotogrametria III. Este assunto apresentado por um profissional da área, amplia o conhecimento dos acadêmicos do curso e vem crescendo o número de aplicações.  

Para o professor Vanildo Rodrigues, Coordenador Adjunto do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, o uso desta tecnologia revolucionária vem para auxiliar a agricultura, e sempre vai precisar de um profissional capacitado como o Engenheiro Agrimensor e Cartógrafo, que detém o conhecimento das metodologias para mapeamento.

16 de novembro de 2023 às 19:05
Compartilhar Comente

Deixe um comentário