Engenharia de Agrimensura e Cartográfica

Palestras com Engenheiros Agrimensores Egressos da Unesc

Nos meses de maio e junho de 2023, O Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da UNESC, recebeu alguns egressos do Curso, para realizar palestras aos acadêmicos das disciplinas de Ajustamento de Observações e Geodésia II.

No dia 12 de maio, o Engenheiro Agrimensor, Ricardo Manente Milanez, Diretor da ESET Engenharia, de modo virtual, pela Plataforma Google Meet, falou sobre GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS. Tratou sobre os normativos, equipamentos, metodologias de coleta de dados e, elaboração de memorial descritivo e demais relatórios que integram os projetos de GEO RURAL, incluindo a certificação.

Além da palestra que iniciou as 19 horas e finalizou as 21h20min, o Engenheiro Ricardo convidou os presentes para visitar a Empresa e abriu a possibilidade de estágio para os alunos do Curso.

No dia 13 de junho, o Engenheiro Agrimensor e Professor Marino N. L. Sumariva, Profissional Liberal, especialista em REURB, abrilhantou com o tema: REURB – da captação de projeto até o seu Registro. Marino falou sobre as etapas necessárias para viabilizar o projeto, lembrando a necessidade de conhecimento da legislação. Outro ponto importante é a implementação do projeto, respeitando os normativos atuais, como a NBR 17047/2022. Também abordou sobre a documentação necessária e suas dificuldades, e a cartografia que é especialidade da modalidade Agrimensura.   

No dia 23 de junho, O Curso recebeu o Engenheiro Agrimensor, Gean Pavei, da empresa PEGESUL, empresa de representação de equipamentos da área da agrimensura, empresa parceira da UNESC.  Gean apresentou aos alunos e professores presentes novas metodologias e equipamentos de coleta de dados sobre tecnologia GNSS (Global Navigation Satellite System – Sistema de Navegação Global via Satélite). Além da apresentação em sala, o profissional apresentou um modelo de equipamento e fez algumas aplicações práticas.

17 de agosto de 2023 às 21:44
Compartilhar Comente

Deixe um comentário