Ciência da Computação

Projeto de extensão monitora a diversidade biológica em Criciúma

Projeto de extensão monitora a diversidade biológica em Criciúma
Ações são desenvolvidas por acadêmicos e professores da Unesc (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Auxiliar no monitoramento da biodiversidade local, contribuir para o conhecimento da diversidade e promover a educação ambiental são alguns dos objetivos do projeto de extensãoSOS Biodiversidade: uma ação comunitária no monitoramento da diversidade local”, desenvolvido por professores e alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Ciência da Computação da Unesc. As atividades são realizadas em Criciúma desde o início de 2016, e por dois anos, vão chamar a atenção para a necessidade do cuidado com o meio ambiente e a biodiversidade.

Segundo a coordenadora do SOS Biodiversidade, a professora Mainara Figueiredo Cascaes, o projeto pode colaborar na qualidade dos envolvidos, apresentando a importância da conservação da biodiversidade, fundamental para um desenvolvimento adequado e sustentável. “As formações vegetais como as florestas, os campos naturais e as matas de galeria desempenham um papel essencial na manutenção do equilíbrio ecológico e climático do planeta. São alguns dos benefícios da intensa atividade biológica que ocorre nesses locais”, afirma Mainara.

Além disso, a coordenadora do SOS Biodiversidade chama a atenção para a troca de experiências e conhecimentos entre professores, alunos e população que o projeto permite. “A iniciativa possibilita o desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem a partir de práticas cotidianas, levando os alunos a praticar atividades extracurriculares, assim podendo integrar conhecimento de áreas distintas fortalecendo assim a interdisciplinaridade”, comenta.

Sensibilização de estudantes

Dentre as atividades do projeto de extensão, são desenvolvidas as de educação ambiental com alunos do Ensino Médio do Colégio Unesc, com o objetivo de sensibilizar os estudantes em relação as ameaças de extinção que as espécies brasileiras estão submetidas.

Entre agosto e setembro, bolsistas e professores do SOS Biodiversidade desenvolveram pesquisa e produção de um documentário que demonstra a importância da preservação e do conhecimento sobre cada animal para a manutenção da biodiversidade e do equilíbrio ambiental. “Para isso, os alunos utilizaram diversos espaços da Universidade, como Museu de Zoologia, o Horto Florestal e as salas de aula”, comenta Mainara.

Vinculado a UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias), o SOS Biodiversidade também tem a participação dos professores Evânio Nicoleit e Gustavo Bisognin, além dos acadêmicos bolsistas Bruno Gonçalves Bortolatto (Ciência da Computação) e Carina Girelli (Engenharia Ambiental e Sanitária).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

28 de outubro de 2016 às 15:15
Compartilhar Comente

Deixe um comentário