Ciência da Computação

Aplicativo que auxilia locomoção de deficientes visuais é lançado na Biblioteca da Unesc

Aplicativo que auxilia locomoção de deficientes visuais é lançado na Biblioteca da Unesc
Biblioteca da Universidade é primeira do Brasil a oferecer o ViaVoz (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A funcionária da Unesc, Elisabete Gonçalves, já consegue se locomover com mais autonomia pela Biblioteca Professor Eurico Back. Deficiente visual, Elisabete participou dos testes do guia auditivo ViaVoz e aprovou os resultados. “O aplicativo é muito bom. Ah se outros lugares também tivessem!”, comentou, durante o lançamento oficial do sistema na Universidade, na tarde desta sexta-feira (11/9). Com isso, a Biblioteca da Unesc passou a ser a primeira do Brasil a possuir esta tecnologia de acessibilidade.

O aplicativo surgiu do TCC do egresso do curso de Ciência da Computação da Unesc, Luiz Ricardo Fiera. Segundo ele, a ideia do guia auditivo para smartphones e tablets é dar mais autonomia para pessoas com cegueira e baixa visão, para que possam se locomover em ambientes sem precisar da ajuda de outra pessoa. “O aplicativo faz uma interação entre o ambiente e o usuário. Ele foi desenvolvido a partir de entrevistas com deficientes visuais, que relataram as maiores dificuldades de acessibilidade”, contou.

Com um smartphone ou tablet, o usuário interage com um menu de rolagem, ouvindo as opções e selecionando o destino, como por exemplo, banheiros, administração e elevadores. A partir daí, o aplicativo passa a dar instruções sobre como chegar até o local. Para que o ViaVoz possa funcionar, o ambiente deve estar mapeado. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente no site www.guiaviavoz.com.br.

Para o professor da Unesc e representante da AG-3 Tecnologia, empresa que desenvolveu o aplicativo, Gustavo Bisognin, o Via Voz é uma oportunidade de apresentar um pouco do que é produzido na Universidade. “Mostramos para o Brasil que a gente é capaz de inovar e com qualidade”, afirmou.

A coordenadora da Biblioteca, Elisângela Just, comentou que o ViaVoz irá se juntar a outros recursos de tecnologia já oferecidos pelo local para pessoas com deficiência visual, como leitores de tela em computador de pesquisa ao acervo. “A Biblioteca é um espaço de todos e a intenção é facilitar cada vez mais o acesso a ela”.

O reitor Gildo Volpato considerou a assinatura do convênio entre a Unesc e o ViaVoz um momento histórico pela relevância social do projeto. “Cada vez mais a Universidade busca ampliar as ações de inclusão e esse lançamento marca um importante passo. Temos 18 acadêmicos e dois alunos do Colégio Unesc que possuem cegueira ou baixa visão e que a partir de agora, poderão usufruir com mais autonomia da nossa Biblioteca, sem contar as pessoas com deficiência visual de toda a região”, afirmou Volpato.

O lançamento do sistema teve ainda a participação das pró-reitoras de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira, e de Administração e Finanças, Kátia Soratto; da diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker; do coordenador de Ensino da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Carlos Schlickimann; do gerente de Operações do ViaVoz, Luís Filipe Rezende, que representou o diretor do projeto, Rodrigo Caporal, e do presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Ricardo Fabris.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

11 de setembro de 2015 às 19:25
Compartilhar Comente

Deixe um comentário