Ciência da Computação

Conferência dos Egressos marca reencontro entre alunos e egressos

Conferência dos Egressos marca reencontro entre alunos e egressos
Organização Mais imagens

A última quinta-feira marcou o encontro de quatro egressos com curso de Ciência da Computação. A primeira Conferência dos Egressos aconteceu no auditório Ruy Hülse, na UNESC, com presença de egressos, alunos e professores.

Na abertura do evento, foram destacados os pontos que motivaram a realização do evento. Segundo Jeison Cleiton Pandini, um dos organizadores da CONFEG, os egressos do curso foram escolhidos para reforçar a identificação dos alunos com os palestrantes.

O primeiro palestrante da noite foi o professor Luciano Antunes. Conhecido pela maioria dos alunos, o professor contou com muito bom humor sobre suas experiências e dificuldades na graduação e as motivações que deram origem ao gosto pela docência.

“Pra ser docente, vocês têm que estar em continuo estudo, tem que ter bastante respeito, humildade, e sempre estar atento ao mercado, ao que acontece no nosso dia-a-dia.”

Em seguida, o tema empreendedorismo foi o tema principal de Gélio Júnior. O egresso, que se formou em 2011 pelo curso, apresentou os desafios de encarar seu próprio negócio. Junto de Gélio, o bacharel em Odontologia Ramon Maciel reforçou as características do bom empreendedor. Ramon é sócio de Gélio e Lucas Carlessi (também egresso do curso) na empresa Onsyx, reforçando a ideia apresentada de que é preciso agregar pessoas com variados conhecimentos na busca pelo sucesso do empreendimento.

“Nós precisávamos de um dentista, e nada mais válido que ter um dentista na nossa equipe. Mas só a opinião de um dentista não adianta muito. Nós construímos nosso sistema junto com público-alvo, com quem realmente vai utilizar nosso sistema”

A terceira apresentação da noite foi do egresso Leandro Bortolotto. O criador do Zerofila e fundador da ZF Software abordou as características comerciais e técnicas da aplicação. Leandro contou que a ideia de desenvolver o sistema surgiu junto ao seu atual sócio quando, após perder tempo na fila de um restaurante, atrasou-se para um compromisso importante. O empresário ainda fortificou a importância da multidisciplinaridade, principalmente para uma área técnica como a da Computação.

“Pra que a gente chegasse nessa solução, você precisa ser multidisciplinar. Não adianta você cursar Ciência da Computação e não dar atenção pra matéria A ou B. […] Porque um dia, pra você criar uma solução dessa, você precisa amarrar muita ponta.”

Um dos idealizadores da conferência, William Bertan da Silva fechou o encontro com desenvolvimento móvel e Android. William apresentou dicas para os alunos interessados em iniciar na plataforma Android, sem esquecer também das “pedras” encontradas no caminho para aprender a programar para celulares e tablets. Em um segundo momento, o programador da TWCom Sistemas apresentou a biblioteca ACRA para os mais avançados na área.

“Quando se está desenvolvendo pra mobile, não é o mesmo que um desktop com 4 gigas de RAM. A memória é muito limitada. […] Temos que cuidar muito e fazer o mais enxuto possível. Processador também é limitado. Não vá querer fazer um cálculo que no computador demora 5 minutos, pois no seu aplicativo demorará horas!”

Após as palestras, o público e os palestrantes foram convidados para um networking e um coffee-break, permitindo uma troca maior de informações e experiências entre os participantes.

Fotos e vídeos

As fotos do evento já podem ser encontradas no site da ConfEg. Os vídeos das palestras estarão disponíveis em breve e serão atualizados neste post assim que estiverem disponíveis.

10 de outubro de 2013 às 16:45
Compartilhar Comente

Deixe um comentário