Letras

Professora por vocação, Manu acredita que pode transformar vidas

Professora por vocação, Manu acredita que pode transformar vidas
Já são quase 15 anos em sala de aula (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Manuela Rossa de Souza aprendeu com a mãe o que é ser professora e o amor pela profissão. Docente em Língua Portuguesa, em 2008 se formou em Letras na Unesc. Em meio a graduação já começou sua caminhada profissional e desde então compartilha amor e conhecimentos com crianças e adolescentes, confiante de que seu papel no mundo é transformar vidas. “Eu cresci dentro de uma escola, vendo o amor com que minha mãe dedicava às aulas. Com o passar dos anos isso foi se tornando mais forte dentro de mim e acabei optando pela Licenciatura”, contou. 



Antes de ingressar no ensino infantil, por não ser aluna, Manu tinha mais liberdade na escola e visitava todos os lugares daquele ambiente. Se sentindo bem, em casa, foi o primeiro indício de que uma vocação se fortalecia dentro de si. E no fim do ensino médio a decisão foi tomada. “Sempre gostei muito de ler, influenciada pela mãe. Optei por estudar Letras. Aqui na graduação encontrei tudo que estava procurando. Foram experiências em projetos, viagens de estudos, congressos, seminários e muito mais. Mesmo anos depois ainda não saí da Unesc. Tudo que acontece por aqui eu participo”, afirmou. 

Todo este processo de formação, tanto antes quanto depois da Unesc, fortaleceu a identificação com a profissão. Hoje, por opção, atua com alunos de 13 a 15 anos porque sabe da importância do professor nesta etapa da vida. “É quando eles estão pensando no futuro. O professor hoje assume papéis de família, de educador, de amigo e muito mais. Ser professor é estar presente, poder ouvir suas angústias e entendê-los”, evidenciou. Para quem sente que ser professor é sua vocação, Manu diz “vai”. “Eu amo a minha profissão e acredito que é dentro de uma sala de aula que podemos mudar a vida de alguém. Nada substitui um professor”, frisou. 

Bolsas de até 100% para quem quer ser professor 

A identificação da Manu com a profissão é compartilhada por muitos e na Unesc, até 23 de setembro, as Licenciaturas têm bolsas de 100%. Na modalidade presencial ou EAD (Ensino a Distância), o benefício é concedido por meio do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional/Licenciatura (Proesde Licenciatura), que faz parte do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu). 

Na Universidade, quem sonha em ser professor encontra todo o suporte em estrutura e corpo docente necessários para formar profissionais de destaque em uma universidade de excelência. Laboratórios específicos, interdisciplinaridade, iniciativas extracurriculares e muitas outras possibilidades são o que colocam a Unesc com nota máxima na avaliação do MEC (Ministério da Educação). 

Saiba mais no material completo clicando aqui.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de setembro de 2020 às 16:45
Compartilhar Comente

Deixe um comentário