Letras

O amor por ensinar e aprender

O amor por ensinar e aprender
Eloísa da Rosa Oliveira é graduada em Letras pela Unesc e atua na formação de novos docentes (Foto: Divulgação) Mais imagens

O desejo de trabalhar na área da educação moveu Eloísa da Rosa Oliveira em busca do objetivo de estudar e atuar como professora. Neste 21 de maio, quando se comemora o Dia do Profissional de Letras, ela é um dos tantos exemplos de profissionais que levantam a bandeira da educação e se dedicam para formar novos professores diferenciados e conscientes de seu papel na sociedade.

O sonho de criança que a motivou a fazer Letras foi realizado de maneira planejada. Antes de escolher a instituição de ensino superior, ela pesquisou os conceitos dos cursos no Ministério da Educação (MEC) e as grades curriculares. “Nunca tive dúvidas do que queria. Pesquisei, comparei e escolhi a Unesc. Fiquei encantada com a estrutura da Universidade, já me sentindo em casa desde que cheguei no campus”, conta. Ao longo da graduação, ela participou de atividades de pesquisa oferecidas aos alunos da Unesc.

Graduada há 10 anos, Eloíse é mestre e doutoranda em Literatura. Ingressou na Universidade como estudante e retornou em 2014 como docente – na mesma época em que estava defendendo a dissertação de mestrado na UFSC. “Fui convidada a substituir um professor pelo curso de Letras, que confiou em mim para assumir esse papel. Os colegas que antes eram meus professores me ajudaram muito nessa época e me deram todo suporte”, relembra.

Em 2017 tornou-se professora efetiva da Universidade, no mesmo ano em que iniciou o doutorado. Nela, Eloísa atuou como pesquisadora visitante na University College Dublin, na Irlanda. “Foi mais um sonho incrível que pude realizar graças a essa trajetória pelo mundo das Letras, apoio da Unesc e novamente dos colegas do curso de Letras na minha licença para este período”. Além de atuar como docente na Universidade, Eloísa é professora do Colégio Unesc.

E de sonho em sonho, já se vão 10 anos de uma jornada pelo mundo das letras. Jornada esta que envolve muito amor pelo ofício e desafios que também são coletivos, como a valorização profissional na área de Licenciatura. 

Para ela, trabalhar com as palavras é um caminho de empoderamento e cidadania ao mesmo tempo. “É pela linguagem que nos apresentamos ao mundo e elaboramos nossa identidade e existência nele. Colaborar para que mais sujeitos se empoderem do universo das letras, lendo melhor o mundo ao seu redor e as palavras, seja para desenvolver habilidades de leitura e escrita, seja para conhecer a literatura, é uma forma de colaborarmos também para a construção de uma sociedade mais sensível e consciente dos seus processos”, afirma.

Live comemorativa

Com o distanciamento social, o curso da Unesc adaptou as comemorações do Dia do Profissional de Letras para um modelo virtual. Nesta quinta-feira (21/5), às 19 horas, o professor doutor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Sírio Possenti, conversará com os alunos e professores do curso de Letras da Universidade e demais interessados sobre “Elementos para a leitura na escola”. A live terá a mediação do coordenador do curso de Letras da Unesc, Carlos Schilickman. Para participar, basta acessar o link

Graduado em Filosofia, Possenti tem mestrado e doutorado em Linguística. Além de lecionar na Unicamp, atua em diversas áreas da Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, principalmente na subárea da Análise do Discurso, em especial nos campos do humor e da mídia.

Curiosidade

Nesta quinta-feira (21/5) também se comemora o Dia da Língua Nacional, ou seja, aquela falada pelo povo de uma nação. A identidade cultural de um país pode ser caracterizada por vários aspectos e a língua é um dos mais percebidos. Ela expressa a maneira pela qual uma população compreende o mundo, assim como é o meio com o qual esse mesmo povo se apresenta ao mundo e se posiciona nele.

O profissional de Letras estuda temas que incluem a história, a estrutura e o funcionamento de uma ou mais línguas e a cultura e a literatura de povos.

Profissão que permite atuar em diversas frentes

O curso de Letras da Unesc forma profissionais que podem atuar como professor em sala de aula, em cursos de idiomas, como pesquisador, revisor, tradutor, intérprete e em todas as atividades referentes à Língua Portuguesa ou estrangeira.

O coordenador de Letras da Unesc, Carlos Schilickmann, comenta que ao longo doa 46 anos de história, o curso cresceu e se transformou sempre com um olhar atento à qualidade entregue ao aluno, que além do ensino, pode participar de projetos de pesquisa e de extensão, ampliar o conhecimento em viagens técnicas e projetos de iniciação à docência, que oferecem bolsas. Com 80% de seu corpo docente formado por professores mestres e doutores, o curso de Letras oferece uma proposta de formação por meio de atividades integradas entre disciplinas e entre diferentes cursos.

Matrículas abertas

O curso de Letras, com 46 anos de experiência da formação de profissionais de excelência, está com matrículas abertas para nova turma. O curso oferece habilitação em Língua Portugesa e segunda habilitação em Língua Inglesa. Os interessados em conhecer melhor a matriz curricular ou quiserem sanar dúvidas sobre as formas de ingresso podem entrar em contato com a Universidade pelos telefones (48) 34314500 ou 99915-0433 (Whatsapp).

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de maio de 2020 às 12:18
Compartilhar Comente

Deixe um comentário