Letras

Oficina de contação de histórias no curso de Letras

Oficina de contação de histórias no curso de Letras
Mais imagens

A atividade de contar histórias envolve o corpo, a voz, os gestos e as expressões faciais, numa associação que visa seduzir a criança para a literatura, estimulando seu gosto pela leitura. A performance do contador de histórias deve resultar da leitura e da apropriação do texto, a qual exige preparação para que a história possa ser passada ao expectador da forma mais significativa possível.

Tendo em vista a importância dessa atividade para a formação de leitores, na última sexta-feira, dia 03/06/2016, os alunos da 3ª fase do Curso de Letras da disciplina de Literatura Infantojuvenil, ministrada pela professora Cibele Freitas, participaram da Oficina de contação de histórias realizada pela escritora, professora e contadora de histórias Maria Mogorim, que desenvolveu algumas técnicas utilizadas na atividade de contação. Foi uma tarde muito e agradável e produtiva, uma vez que os alunos tiveram oportunidade de colocar em prática os diversos artifícios que envolvem a contação de histórias.

Quem é Maria Mogorim?

Maria Mogorim é graduada em Pedagogia, Mestre em Educação/UNESC e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC. É poetisa, com vários poemas publicados nos sites: “Recanto das Letras”, “Poetas del mundo”, “Cultura e humanismo”, “O melhor da web poesias” e em seu blog, intitulado “Maria Mogorim poesias & afins”. Mogorin revela que o amor pela poesia nasceu aos nove anos de idade, quando recebeu de presente o seu primeiro livro de poemas. A escritora confidencia: “A poesia fluiu, evoluiu, jorrou e preencheu páginas e páginas dos meus cadernos”. Em 2012, publicou Minhas Poesinhas, um livro de poemas dedicado às crianças.

 

26 de maio de 2016 às 08:58
Compartilhar Comente

Deixe um comentário