Escritório de Relações Internacionais

Através do intercâmbio, acadêmicos da Unesc mergulham em novas culturas e conhecimentos

Através do intercâmbio, acadêmicos da Unesc mergulham em novas culturas e conhecimentos
Mais imagens

Desde o Ensino Médio, a futura bacharela em Direito, Ana Beatriz Machado Miranda, de 21 anos de idade, carrega consigo a vontade de fazer um intercâmbio, mas, devido a algumas questões, ainda não havia conseguido. Sonho que se realiza agora, após se transferir para a Unesc. 

O destino de Bia é a Universidade Nacional de Avellaneda (Undav), em Buenos Aires, na Argentina. “Eu vinha sempre acompanhando os editais e quando vi um para intercâmbio, fiquei bem animada. Pesquisei sobre a faculdade, vi que é muito ativa no Direito, o que despertou o meu interesse. Acho muito legal a Unesc dar esta oportunidade, o que nem toda Universidade oferece. Algo que não vai engrandecer somente o nosso currículo. Acredito que nos forma como pessoas de maneira diferente”, cita.

Quando pisar em solo argentino, a aluna ainda estará realizando outra vontade: conhecer a terra de Maradona, Messi e Evita Perón. “A cidade tem a cultura parecida com a do Brasil. Além dos estudos, vou aproveitar para conhecer locais, entre outras coisas”, conclui Ana Beatriz, que sairá do Brasil pela primeira vez, com, segundo ela, apoio total dos pais.

“Até logo!”

Ela e outros sete estudantes da Unesc que irão cursar o próximo semestre em universidades parceiras de diversos países do mundo receberam um “Até logo!” na manhã desta terça-feira (12/07).

Em breve, eles que embarcam para um intercâmbio em universidades parceiras, participaram de encontro no Escritório de Relações Internacionais para receber as últimas orientações e um kit da Universidade.

São oito estudantes de seis cursos diferentes, entre eles, além do Direito, estão Nutrição, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Econômicas, Engenharia de Produção e Ciências da Computação.

Os destinos são: Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, Universidade de Coimbra, em Portugal e Universidade de La República, no Uruguai. “Esta ação é muito importante para  a formação deles, não só como acadêmicos, porque farão disciplinas que não necessariamente têm na grade curricular daqui, pois terão assuntos que não são abordados aqui, mas evidentemente, têm relação com a área. Então eles aproveitam para a formação”, enfatiza a coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da Unesc, Vanessa Moraes de Andrade.

Enriquecendo a caminhada

Vanessa ainda conta que as alunas que retornaram recentemente, confirmam o que ela fala, ao relatar a vivência, não só de estudar, mas de conviver com pessoas de diferentes nacionalidades e aprender sobre outras culturas. “Ou seja, é um ganho para a vida. Aproveitam para viajar, conhecer outros locais. São muitos benefícios que servem para formar o cidadão”, diz.

Desde 1997, o Escritório de Relações Internacionais da Unesc estipula convênios com outras universidades para onde os alunos podem ir sem a cobrança de mensalidades, com a recíproca da Unesc que também recebe estudantes.

Como fazer o intercâmbio

Os acadêmicos que querem ter a experiência de estudar em outros países e conhecer novas culturas, precisam ficar atentos aos editais que a Unesc publica semestralmente "Neles, apresentamos as universidades disponíveis para receber alunos. Estamos sempre renovando convênios e buscando novas instituições, então isso muda de semestre para semestre. Fizemos um processo seletivo interno, baseado em nota e repassamos as orientações. Damos todo o suporte, mas tem uma parte que é individual, entre eles e as universidades de destino”, pontua Vanessa.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de julho de 2022 às 14:53
Compartilhar Comente

Deixe um comentário