Biblioteca Unesc

Unesc inaugura novo espaço da Biblioteca e comemora 47 anos de vida

Unesc inaugura novo espaço da Biblioteca e comemora 47 anos de vida
Evento nesta sexta-feira teve a presença da comunidade regional (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

A noite desta sexta-feira (26/6) foi de festa na Unesc. A Instituição, que completou 47 anos de vida nesta segunda-feira (22/6), entregou para professores, alunos, funcionários e a comunidade regional a Biblioteca Professor Eurico Back com espaço triplicado, mais moderno e com uma série de novidades. “A noite de hoje marca a concretização de  um sonho. Estamos aqui inaugurando este espaço porque nossos antecessores agiram para que pudéssemos tornar este projeto realidade. A Biblioteca tem um valor imensurável para a Universidade e o sentimento de orgulho está em cada um que faz parte da Instituição”, afirmou o reitor Gildo Volpato.

A Biblioteca possui 150 mil volumes, quase 100 mil periódicos (revistas e jornais) e 5 mil mapas e multimeios (vídeos e áudios). Com a reforma e ampliação ela passou de 1 mil metros quadrados para 2,7 mil metros quadrados. Cada novo espaço construído pela Universidade homenageia um grupo de colaboradores e o da Biblioteca recebe o nome das funcionárias Rosangela Westrupp, Jadna Beatriz Pelegrin e Maria Conceição de Oliveira Salvador e dos professores Claudio Ricken, Ricardo Luiz de Bittencourt e Valcir Mantovani.

Rosangela, bibliotecária há 19 anos na Unesc, falou em nome dos funcionários homenageados e afirmou ser um orgulho fazer parte da história da Instituição e ser lembrada por ela. Bittencourt, que representou os professores condecorados, está há 25 anos na Universidade e nela fez o curso de graduação, Mestrado e Doutorado. “A Instituição me deu oportunidade de me desenvolver como pessoa e profissional. A Universidade não se faz só com obras. Se faz com pessoas. E a Unesc é uma Universidade que valoriza e reconhece as pessoas”, afirmou o professor.

A cerimônia de inauguração da ampliação da Biblioteca da Unesc teve a apresentação do Coral Unesc. Além da Biblioteca, nesta sexta-feira foi inaugurada a passarela coberta que liga o Terminal do Bairro Pinheirinho ao Bloco Administrativo da Universidade. Com aproximadamente 170 metros quadrados, a passarela foi concluída no primeiro semestre de 2015 pela Engetom, empresa que patrocinou a obra. O processo de busca de parceiros para a construção da passarela teve a participação do DCE Unesc e da Pró-Reitoria de Administração e Finanças da Universidade. O diretor da construtora, Luiz Tomazi, esteve presente na inauguração e afirmou que a parceria foi importante para a comunidade acadêmica.

Universidade Comunitária

No dia 22 de junho de 1968 foi criada a Fucri (Fundação Educacional de Criciúma), pela Lei Municipal n. 697, com cursos voltados para o Magistério e de cunho comunitário. A Universidade foi criada em 17 de junho de 1997, e tem a Fucri como mantenedora.

Hoje, a Unesc possui cerca de 13 mil alunos (destes, 187 estrangeiros) entre o Colégio Unesc, graduação, especialização, Mestrado e Doutorado, 673 professores e 669 funcionários. Com 50 cursos de graduação, 25 de pós, seis Mestrados e dois Doutorados, os alunos e professores da Instituição desenvolvem, atualmente, 301 projetos de pesquisa e 86 de extensão. A cada semestre, cerca de 50 mil atendimentos em diversas áreas da saúde são realizados gratuitamente nas Clínicas Integradas, além dos atendimentos à comunidade da região realizados pela Unidade Judiciária de Cooperação, com locais como as Casas da Cidadania.

Autoridades prestigiam comemorações dos 47 anos da Unesc


O evento desta sexta-feira teve a participação das pró-reitoras de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira, de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta e de Administração e Finanças, Kátia Sorato; do diretor do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc), Marcos Back; e dos diretores das UNAs (Unidades Acadêmicas da Unesc), SAU (Ciências da Saúde), Indianara Becker, CET (Ciências, Engenharias e Tecnologias), Ângela Piccinini, HCE (Humanidades, Ciência e Educação), Angela Back e CSA (Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve e o presidente do DCE Unesc, Andriw Loch.

Autoridades e lideranças do Sul do Estado também estiveram presentes nas inaugurações: secretário de Desenvolvimento Regional de Criciúma, João Fabris; prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo; o chefe de gabinete da prefeitura de Criciúma, Enio Steiner; secretário de Planejamento de Criciúma, Jader Westrup; secretária de Educação de Criciúma, Rose Reynaud; secretária da Assistência Social, Solange Barp; presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Ricardo Fabris; presidente da Acic (Associação Empresarial de Criciúma), César Smielevisk; presidente da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) de Criciúma, Gelson Philippi; secretário de Articulação Nacional, Acélio Casagrande; os deputados federais Geovânia de Sá e Ronaldo Benedet; os deputados estaduais Valmir Comin, Rodrigo Minotto, Luiz Fernando Cardoso, Ricardo Guidi e Cleiton Salvaro; a gerente Regional de Saúde, Lisiane Tuon; representante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Norbeto Zaniboni; representante do Conselho Estadual de Educação, Sandra Zanatta Ghidi; presidente do Conselho Superior de Gestão, Sílvio Ávila; diretor da Faculdade Satc, Carlos Ferreira; vereadores Dailto Feuser, Camila do Nascimento e Vanderlei Zilli.

Saiba mais sobre a Biblioteca:

O térreo da Biblioteca Professor Eurico Back possui: guarda-volumes, recepção (empréstimo/devolução), consulta ao acervo, acervo (livros, referenciais, livros em Braile, coleções), espaço de leitura, Espaço Infantil, salão de estudos, salas de estudos em grupo, Central de Fotocópias, banheiros, escada e plataforma elevatória.

No primeiro andar há: salão de estudos, sala para exposição de obras do acervo artístico-cultural da Instituição, espaço de leitura, salas de estudos em grupo, sala de estudos individuais, coordenação, base de dados, acervo de periódicos, acervo de multimeios, sala de tratamento da informação, área de acesso à internet e banheiros.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

26 de junho de 2015 às 21:19
Compartilhar Comente

Deixe um comentário