Biblioteca Unesc

Restauro de livros em exposição durante a Semana de Ciência e Tecnologia

Restauro de livros em exposição durante a Semana de Ciência e Tecnologia
Profissionais tiram dúvidas e apresentam serviço durante o evento Mais imagens

Para os apaixonados pela leitura, nada se compara ao folhear de bons e belos livros. Quando eles estão bem cuidados e têm histórias, além das suas estórias, é ainda melhor. Por conta disso, e entendendo a necessidade de manter viva a identidade das obras, o Setor de Restauração da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), vinculado a Biblioteca, está expondo, durante a Semana de Ciência e Tecnologia, o trabalho desenvolvido pelos profissionais. São títulos que estavam sem capa, estragados pelas traças ou cupins, descosturados ou rasgados, e que após muita dedicação retornaram à antiga forma, mantendo, é claro, a originalidade do material.

Para explicar como se dá o processo, a exposição ocorre em frente à biblioteca. A restauradora Selma Leepkaln Dassi explica que o Setor trabalhava, até pouco tempo, apenas com a restauração dos livros da própria instituição. Agora, os profissionais passaram a prestar serviços para a comunidade. Conforme o problema detectado na obra é feito um orçamento e o trabalho inicia. “Muitas pessoas têm livros antigos em casa, Bíblias de família, e até mesmo títulos didáticos que sofreram com a ação do tempo. Utilizando técnicas diferenciadas, como a obturação e o enxerto, deixamo-nos inteiros novamente”, comenta Selma.

A equipe coloca capas, costura, refaz o lombo, enxerta partes que foram rasgadas, e tudo o que for necessário para que o livro volte a ficar legível. “As pragas, as brocas e os cupins destroem tudo o que veem pela frente. Por isso, cada trabalho é diferenciado e exige muita atenção, habilidade e cuidado. Trabalhamos com capas de papel, tecido, couro, pergaminho e até madeira. Passamos horas em cima de uma folha ou capa, para deixá-las como se fossem novas”, comenta.

Até o fim desta semana, o Setor de Restauração mantém a exposição. Para mais informações, basta procurar pelos profissionais.

*Com colaboração da Ápice Comunicação
 

Fonte: Secom

21 de outubro de 2014 às 14:30
Compartilhar Comente

Deixe um comentário