Geografia

Administração, Administração em Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Direito, Geografia e Tecnologia em Design de Moda encerram ciclo de formaturas do primeiro semestre da Unesc

Administração, Administração em Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Direito, Geografia e Tecnologia em Design de Moda encerram ciclo de formaturas do primeiro semestre da Unesc
​A colação de grau aconteceu para 60 novos graduandos e graduandas na noite de sábado (20/08) no AM Master Halls Mais imagens

O ciclo de formaturas do primeiro semestre de 2022 fechou com chave de ouro, na noite do último sábado (20/08), na AM Master Hall. Graduandos e graduandas de Administração, Administração em Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Direito, Geografia e Tecnologia em Design de Moda, receberam seus certificados e a outorga dos respectivos graus, acompanhados do testemunho de familiares e amigos presentes. A cerimônia foi conduzida pela reitora e paraninfa Luciane Bisognin Ceretta, acompanhada por coordenadores de cursos e professores homenageados.

Intercâmbio

A noite foi a consagração do objetivo alcançado por dois imigrantes diplomados na solenidade. Yuran Keven da Costa Paula, angolano, no curso de Administração e Jorrane Xulute, haitiana, em Ciências Contábeis. O evento proporcionou a todos os envolvidos muita emoção, satisfação e agradecimento pelo objeto alcançado e sonho realizado.

Foi exatamente isso o que passaram as graduandas Gabriela Santana Bernardo e Sara Nunes Fernandes, no discurso a duas vozes em nome das turmas. “É com imensa alegria que celebramos esse momento tão esperado por todos nós, o qual sonhamos em meio a tantas aulas, trabalhos, seminários e tudo mais. Após muito choro e momentos de desespero, vencemos! Hoje não somos mais aqueles alunos do começo da graduação, perdidos em meio a Unesc. A partir de agora somos profissionais, acadêmicos formados para o mercado de trabalho”, salientaram.

O início, conforme as formandas, parece que foi muito recente. “Estamos felizes, animados e nos indagando ‘parece que foi ontem que começamos’ de tão rápido que passou, porém, o que nos resta agora são as lembranças. Cada um de nós merece ser aplaudido pelas conquistas ao longo desses anos. Atingimos nosso objetivo, alguns com mais tempo, outros no esperado, porém aqui estamos. Hoje podemos comemorar, porque merecemos isso, abra uma taça de vinho, estoure um champanhe, dance, viva esse momento com a sua família e aproveite, pois nós merecemos cada segundo dele. Que Deus continue nos abençoando e que façamos essa memória eterna”, encerram.

Homenagem aos pais

Um dos momentos marcantes foi quando o graduando Luiz Ricardo Frantscescato traduziu em palavras toda a gratidão aos pais ali presentes. “Amados pais, vocês nos deram a vida e nos ensinaram a vivê-la com dignidade. Quando ousamos, vocês nos estenderam as mãos para que seguíssemos adiante. Quantas preocupações vivenciadas conosco nesta caminhada. Vocês se sacrificaram, se dedicaram, abdicaram de tempo e de muitos projetos pessoais para que nós tivéssemos a oportunidade de estudar, de ter uma boa formação profissional e também pessoal. Devemos tudo que somos a vocês e podem ter a certeza de que nos orgulhamos muito por isto. Se hoje estamos aqui comemorando, muito se deve ao empenho de nossos pais, que tanto nos incentivaram. Não temos palavras para expressar a nossa gratidão por seu amor, carinho, apoio e dedicação. Nosso muito obrigado! ”, destacou.

A reitora e paraninfa dos graduandos e graduandas, Luciane Ceretta, iniciou o seu pronunciamento se dirigindo aos novos profissionais com a frase do escritor e pintor alemão, Hermann Hesse (1877-1962). “Nada lhes posso dar que já não exista em vocês mesmos. Não posso abrir-lhes outro mundo de imagens, além daquele que há em suas próprias almas. Nada lhes posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu os ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo", pontuou e acrescentou, “O desfecho de uma trajetória acadêmica como a de vocês, os convoca a melhorar o mundo por meio, do exercício de suas profissões, mas também, da formação alicerçada em valores humanos que receberam”, sintetizou.

Texto e Fotos: Décio Batista

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de agosto de 2022 às 13:18
Compartilhar Comente

Deixe um comentário