Geografia

[ARTIGO DE OPINIÃO] Expressar-se com empatia

[ARTIGO DE OPINIÃO] Expressar-se com empatia
Fonte: http://www.mppe.mp.br/mppe/attachments/article/2383/Post 4.jpg Mais imagens

No Brasil, a liberdade de expressão é garantida por lei no Art. 5º que relata, “[...] IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença. [...]” (BRASIL, 1988). Discutir e abordar diversos assuntos livremente são direitos fundamentais para um país democrático, porém não absoluto.

A liberdade de expressão algumas vezes é usada de maneira errônea e acaba praticando o desrespeito, a falta de ética e/ou a invasão do espaço do outro.  É preciso analisar qual a relevância do assunto abordado e o que realmente queremos expressar, pois por resultante a pessoa que recebe a informação tem o direito de interpretação. Que pelas vias de expressão também pode ser entendido de uma forma errônea. Sem esquecer, que a liberdade de expressão deve estar ligada às regras legais.

Como exemplo, cita-se a mídia, que expõe por meio de propagandas algum grupo, gênero e outros. As propagandas de cerveja mostram a mulher como um objeto sexual e expõe mulheres com corpos tidos como perfeitos pelos homens e para servi-lo, uma visão errônea da mulher na sociedade. E ainda a perfeição disposta pode induzir a busca pelo “corpo perfeito” prejudicando o psicológico da pessoa que se sente inferior ao proposto pela mídia.

 Ou até mesmo no dia a dia das redes sociais, em que  pessoas não toleram a diferença e usam de sua liberdade para julgar o próximo. No caso de uma postagem que tem como assunto a religiosidade de um grupo católico, que crê em uma santa e a venera com fé e devoção, em seguida na postagem ocorrem vários comentários ofensivos ao assunto, dentre eles: “idólatra”, “profano”, “adorador de estatueta” dentre outros comentários que geram a intolerância religiosa, que se diferencia da liberdade de expressão.

Posiciono-me totalmente a favor da liberdade de expressão que retrate a divulgação de filosofias de vida, modos de ver e entender o mundo, maneiras de expressar religiosidade, posições políticas, dentre outras. Porém, sou contra disseminação do ódio e qualquer tipo de violência contra alguma pessoa, instituições ou grupo que pense ou que seja diferente. Usar da liberdade de expressão para se defender de forma vingativa e desrespeitosa é inaceitável. Neste caso pessoas atingidas ou que presenciam fatos como estes devem buscar por seus direitos.

Dessa forma, ressalta-se que esse direito foi garantido após a ditadura militar e deve ser preservado, bem como usado de forma correta com responsabilidade e empatia. Ninguém tem o direito de desrespeitar o próximo e nem ser abusivo ao se expressar.

Por Mari Helen Weber Voss

Curso de Geografia - 5ª fase

 

Referência

 

BRASIL. Constituição Federal Art. 5º: Dos Direitos e Garantias Fundamentais. 1988. Disponível em: <https://www.senado.gov.br/atividade/const/con1988/CON1988_05.10.1988/art_5_.asp>. Acesso em: 10 maio 2017.

10 de maio de 2017 às 15:17
Compartilhar Comente (7)

7 comentários

Miriane Buss Roecker

23 de maio de 2017 às 21:42

Liberdade de Expressão é direito de cada ser humano, porém cabe a cada indivíduo o respeito ao próximo. É um ótimo texto, que gera muitas reflexões sobre. Parabéns.

Professora Carina

17 de maio de 2017 às 15:19

Mari, Sua reflexão é muito pertinente, o respeito é a base de tudo! Ótimo texto e excelente reflexão. #ficaadica Parabéns!

Juliana Ugioni Daminelli

15 de maio de 2017 às 19:33

Seu texto me fez refletir até que ponto é a minha liberdade de expressão? Acredito que no momento em que adentro o espaço do outro e ainda o difamo, minha liberdade de expressão ganha limites. Gostei de seus argumentos.

CELINA MORETTI ZANETTE

14 de maio de 2017 às 20:12

parabéns bem elaborado este teu trabalho, pois todos temos este direito de liberdade de expressão´dês que respeitamos as as diversidades.

Andréa Rabelo Marcelino

11 de maio de 2017 às 01:09

Perfeita reflexão para os dias atuais. Parabéns!

Henrique

10 de maio de 2017 às 19:33

Bem explicado, muitas pessoas acabam abusando da liberdade de expressão se dar respeito a outras opiniões. Parabéns

simoni

10 de maio de 2017 às 16:00

Liberdade de expressão é o direito de qualquer indivíduo manifestar, sem desrespeitar o outro. Parabéns pelo texto!

Deixe um comentário