PPGSCol - Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Mestrado Profissional)

Estudo de pesquisadores da Unesc analisa desigualdades no uso dos serviços de saúde

Estudo de pesquisadores da Unesc analisa desigualdades no uso dos serviços de saúde
Mais imagens

A revista científica Epidemiologia e Serviços de Saúde publicou o artigo “Desigualdades no uso dos serviços de saúde em um município no Sul do Brasil em 2019”, realizado por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) da Unesc. O estudo constatou que o uso do Sistema Único de Saúde (SUS) é mais frequente em idosos, pessoas menos escolarizadas e com menor renda. 

O artigo faz parte de um trabalho coletivo coordenado por professores doutores em Epidemiologia da Unesc, Antônio Augusto Schäfer e Fernanda de Oliveira Meller, juntamente com a egressa em Saúde Coletiva da Unesc, Micaela Rabelo Quadra.

As entrevistas foram realizadas entre março e dezembro de 2019 com 820 pessoas em mais de 600 domicílios e com idade acima de 18 anos, residentes na área urbana do município de Criciúma. O estudo analisou a utilização das consultas médicas, odontológicas, orientação nutricional e uso do SUS de acordo com idade, escolaridade e renda dos usuários. 

Os resultados indicaram que a consulta médica foi mais frequente entre os idosos, enquanto a consulta odontológica foi menos frequente nesse grupo populacional, em comparação com os jovens. Ainda, as consultas odontológicas e de orientação nutricional foram mais frequentes em pessoas mais escolarizadas. O artigo também destacou que o uso do SUS foi mais frequente em idosos, menos escolarizados e com menor renda.

De acordo com a pesquisadora Fernanda de Oliveira Meller, o trabalho é importante para caracterizar diversos aspectos relacionados à saúde da população criciumense. “A partir dessa pesquisa, foram realizadas várias dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de curso e artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais”, destaca. 

“Os resultados do estudo mostram que existem desigualdades na utilização dos serviços de saúde, indicando a necessidade do direcionamento de políticas de saúde aos grupos que apresentaram maior risco de desigualdade”, explica a docente.

Segundo o professor doutor Antônio Augusto Schäfer, o estudo mostra que 96,3% dos entrevistados acessaram algum serviço no último ano. “Desses, 40,4% utilizaram o SUS”, explica. “Quanto às consultas, 88,3% realizaram consulta médica, sendo 64,4% feitas no SUS. A frequência de realização de consulta odontológica foi de 68,8%, a maioria realizada no setor privado (71,7%). Pouco mais de um quarto dos entrevistados havia recebido orientação nutricional (29,8%), 58,8% pelo SUS”, completa.

Conforme a egressa do PPGSCol, Micaela Rabelo Quadra, analisando possíveis desigualdades no uso dos serviços de saúde, observou-se que a realização de consulta médica foi mais frequente nos idosos. “Já a consulta odontológica foi maior nos mais jovens e mais escolarizados, e o recebimento de orientação nutricional foi mais frequente nos indivíduos mais escolarizados”, conclui.


Acesse o link do artigo: DOI: https://www.scielo.br/j/ress/a/hbXZZpM5qmdnGb3Hz6LxK4r/

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de julho de 2023 às 17:09
Compartilhar Comente

Deixe um comentário