PPGSCol - Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Mestrado Profissional)

Parceria entre Mestrado em Saúde Coletiva da Unesc e Bairro da Juventude forma agentes da paz

Parceria entre Mestrado em Saúde Coletiva da Unesc e Bairro da Juventude forma agentes da paz
Mais imagens

O Mestrado em Saúde Coletiva da Unesc em parceria com o Bairro da Juventude, segue formando agentes da paz. Agora, 36 crianças que frequentam a instituição beneficente receberam o certificado e têm a missão de propagar a cultura de paz em suas turmas, famílias e comunidade em geral.

Conforme o coordenador do projeto de extensão Movimento Pela Paz (MOP), e professor do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol), Jacks Soratto, a iniciativa tem característica interdisciplinar.

“O fortalecimento de aspectos que objetivem a não violência com uma atitude mais saudável com os outros e consigo mesmo deve permear a prática do ensino, dos estudantes, pais, instituições sociais e profissionais de diversas áreas. Ele é, portanto, um desafio comum e compartilhado por toda sociedade. Ações simples, mas com profundo impacto na vida das crianças e seus familiares”, destaca.

Criado em 2018, o MOP já realizou mais de 180 oficinas em 22 escolas  de Criciúma, contemplando mais de 1,3 mil alunos  estudantes do 2º ao 5º ano de sete a 11 anos. Além disso, a iniciativa também é levada a adolescentes do Ensino Médio. 

“A Unesc por meio da Diretoria de Extensão procura sempre estabelecer parcerias que objetivam mudar realidades. Temos inúmeros projetos de extensão nas mais diversas áreas que fazem a diferença nas comunidades e instituições e convergem com a proposta de Universidade Comunitária”, fala a assessora da Diretoria de Extensão da Unesc, Sheila Martignago Saleh.

Ao todo, são trabalhadas 12 temáticas: Acredite em você, Preserve as amizades, Respeite as diferenças; Cuide dos animais, Esteja presente na vida de seus filhos(as), Filtre as informações, Ame, sorria e abrace, Cultive flores e plante árvores, Alimente-se bem, Movimenta-se, Dê preferência e Seja solidário.

“Momentos entre família e escola são sempre valiosos e ter a participação no encerramento do Projeto Movimento Pela Paz trouxe mais sentido para as nossas crianças que se entregaram durante todo o percurso. Sementinhas foram plantadas para um futuro próximo de mais presença e paz. Que nossos mensageiros da paz ganhem eco e façam a diferença nas comunidades”, comenta a  orientadora pedagógica do Bairro da Juventude, Schirlei Gomes Broch Heleodoro.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de setembro de 2022 às 14:59
Compartilhar Comente

Deixe um comentário