PPGSCol - Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Mestrado Profissional)

Mestranda do PPGSCol avalia acesso, longitudinalidade do cuidado e qualidade de vida em saúde bucal na primeira infância

Mestranda do PPGSCol avalia acesso, longitudinalidade do cuidado e qualidade de vida em saúde bucal na primeira infância
Mais imagens

Na última quinta-feira (19-09-2019) o PPGSCol concedeu o título de Mestre em Saúde Coletiva à Ana Cristina Pias, após a apresentação de sua dissertação.

O trabalho desenvolvido no Mestrado em Saúde Coletiva tem como Título: “SAÚDE BUCAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA, ACESSO E LONGITUDINALIDADE DO CUIDADO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE” e foi orientada pela Professora Doutora Cristiane Damiani Tomasi.

O estudo teve como objetivo avaliar o acesso, longitudinalidade do cuidado no serviço odontológico e qualidade de vida relacionada à saúde bucal de crianças na primeira infância.

A atenção primária à saúde (APS) é a porta de entrada e o primeiro contato do indivíduo com o sistema de saúde e é a principal estratégia de organização do serviço de saúde, onde trabalha-se principalmente com ações voltadas à promoção da saúde. O acesso ao serviço de saúde e longitudinalidade estão diretamente relacionados a efetividade e resolutividade dos serviços de saúde.

No estudo se verificou que 51,4% das crianças de 2 a 5 anos já realizaram consultadas odontológicas e destas a maioria (91,7%) não ocorrem antes do sexto mês de vida. Também a os problemas de saúde bucal têm baixo impacto na qualidade de vida. Porém os maiores escores do longitudinalidade do cuidado foram verificados entre crianças com problemas de saúde bucal. O que indica maior relação e uso dos serviços de saúde bucal quando da existência de um problema saúde bucal já instalado, demonstrando um fazer em saúde ainda muito voltado ao modelo de atenção à saúde curativista.

O estudo da, então mestranda em saúde coletiva, Ana Cristina Pias, aponta para a importância da haver um trabalho interdisciplinar na APS, que sejam valorizadas as ações de educação em saúde e promoção da saúde. E ainda, que seja potencializado o trabalho do cirurgião dentista na APS, ampliando sua participação nos Grupos Operativos com gestantes e pré-natal odontológico.  

A banca examinadora foi composta pela professora Dra Patrícia Pires (Membro externo ao PPGSCol) e pelo professor Dr Jacks Soratto (PPGSCol-UNESC).

Autor: PPGSCOL

24 de setembro de 2019 às 10:49
Compartilhar Comente

Deixe um comentário