Programas de Relacionamento

Explorando horizontes: Alunos do Cedup descobrem as oportunidades da Unesc

Explorando horizontes: Alunos do Cedup descobrem as oportunidades da Unesc
Mais imagens

Chegou o 3º ano do Ensino Médio e a pergunta que ecoa é: qual caminho seguir? Muitos alunos se encontram nesse dilema ao atingirem essa fase. Consciente dos desafios dessa etapa, o Programa de Relacionamento do Setor Comercial da Unesc orquestrou uma iniciativa destinada a eliminar incertezas, fomentar diálogos e apresentar o leque de oportunidades proporcionado pelos 62 cursos de graduação disponíveis na Instituição.

Nesta segunda e terça-feira (14 e 15/08) foi a vez de cerca de 400 alunos do colégio Cedup terem o privilégio de participar dessa jornada. Eles foram convidados a explorar horizontes e abraçar perspectivas. 

O ponto de encontro foi o Auditório Ruy Hülse, a partir de onde não só receberam informações sobre cursos, descontos e bolsas, mas também puderam explorar as várias instalações da Universidade, como salas de aula e laboratórios, e trocar ideias com os professores, como pontuou a supervisora dos Programas de Relacionamento da Unesc, Camila Batanolli.

“Essa não é apenas uma ação momentânea, mas sim um ponto de partida para suas trajetórias educacionais e profissionais”, disse. A ideia, segundo ela, é estreitar laços entre a Universidade e as escolas locais. 

“Por meio dessa abordagem dinâmica, oferecemos conteúdos que ajudam os interessados a pesquisar e compreender profundamente os cursos que despertam o seu interesse. Esse momento se torna uma oportunidade de reafirmar decisões vocacionais para alguns, enquanto auxilia outros, que ainda estão indecisos sobre qual caminho trilhar”, enfatizou Camila.

Ela complementou ainda informando que a missão é orientar e iluminar o caminho dos futuros universitários, para que eles possam tomar decisões informadas e alinhadas com suas paixões e objetivos.

Trilhas de Conhecimento

No decorrer da atividade, os alunos foram organizados em quatro itinerários de aprendizado, de acordo com suas áreas de interesse: saúde; educação; ciências sociais aplicadas; e engenharias e tecnologias. 

Além disso, foi disponibilizado um ônibus para levar os visitantes ao Parque Científico e Tecnológico (Iparque), para onde foram acompanhados por um guia especializado em cada uma das opções selecionadas. 

O assessor da direção do Colégio Cedup, Helton Jeremias de Souza, destacou que essa ação é muito importante, ainda mais nessa etapa dos estudos na qual estão construindo suas escolhas e caminhos, por meio de um curso superior.

“Essa parceria é importante para vivenciarem, conhecerem, conversarem com os profissionais. Assim eles já observam bem e tiram dúvidas, o que auxilia nas escolhas do caminho a seguir. Eles têm adorado essas visitas e com certeza terão um grande resultado. É uma fase importante e quanto mais informações tiverem nesse sentido, melhor”, enfatizou.

Olhares Atentos

Com olhos ávidos, Vitória Rampinelli, de 18 anos, absorvia cada detalhe e mal podia esperar para entrar no laboratório de Biomedicina. "Essa área sempre me fascinou, e eu sempre desejei ter um contato mais próximo antes de entrar na universidade. Depois de sair do laboratório, minha convicção em relação ao meu futuro se fortaleceu", compartilhou entusiasmada.

Julio Melo Capaverde, com seus 17 anos, ainda está indeciso sobre qual caminho seguir, mas encontrou entusiasmo na perspectiva de explorar a infraestrutura da Universidade. “Ter essa experiência é fundamental para esclarecer nossas dúvidas”, compartilhou, enquanto se encaminhava para as Clínicas Integradas da Instituição.

Inaiê Ghisi, com seus 17 anos, também participou ativamente da atividade. Ela está em um momento de indecisão, considerando opções nos cursos de Psicologia, Odontologia e Farmácia. “Essa iniciativa é incrível. Passamos todos os dias aqui ao lado, já que nossa escola fica próxima a Universidade, e frequentamos este lugar, mas nem sempre temos clareza das oportunidades que a Instituição oferece. Hoje foi uma experiência bastante enriquecedora”, falou entusiasmada.
Visitas

A ação especial que recebeu os estudantes do Cedup é apenas uma entre diversos meios pelos quais a Unesc abre as portas do conhecimento. Além disso, a Universidade oferece visitas guiadas individuais, nas quais o interessado agenda um encontro para explorar o campus e os cursos na companhia de um guia.

Para aqueles que desejam compartilhar a experiência com amigos e familiares, a opção da visita guiada familiar também está disponível. Nessa modalidade, os interessados têm a oportunidade de conhecer as possibilidades oferecidas pela Unesc em um ambiente acolhedor e partilhado. Caso haja interesse, é possível entrar em contato pelo número de telefone (48) 9861-0068.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de agosto de 2023 às 14:32
Compartilhar Comente

Deixe um comentário