Direito

Especialista europeu compartilha saberes em capacitação na Unesc

Especialista europeu compartilha saberes em capacitação na Unesc
Mais imagens

Promover um espaço de diálogo e reflexão sobre a teoria e prática da mediação, a partir da perspectiva daqueles que dela fazem uso, bem como das dificuldades enfrentadas por mediadores e mediadoras. Esta abordagem norteou a capacitação concluída nesta sexta-feira (25/08) na Unesc.

Realizada em colaboração entre o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da comarca de Criciúma e a Unesc, o evento contou com a participação do professor universitário Pedro Morais Martins, que exerce o papel de mediador nos serviços de mediação familiar e nos julgados de paz do Ministério da Justiça de Portugal. 

Ao longo da semana, ele esteve presente na Universidade, interagindo com mediadores do Cejusc de Criciúma e docentes de prática jurídica da Unesc, com o intuito de estimular o estudo da mediação e sua aplicação no âmbito jurídico, um tema de relevância na formação dos juristas. 

A semana contou ainda com uma dinâmica intensa, proporcionando um enriquecimento do conhecimento e a vivência prática na resolução de conflitos, como pontuou a coordenadora do curso de Direito da Unesc, Márcia Piazza. 

“A presença do professor Pedro em contato com professores e acadêmicos do curso de Direito teve o objetivo de estimular os estudos sobre mediação e sua aplicação na área. Foi uma semana intensa, com o curso e roda de conversa com professores e acadêmicos e acadêmicas, proporcionando conhecimento e vivência sobre a resolução de conflitos”, disse.

O professor Fabrizio Guinzani, um dos participantes da capacitação, expressou que esse evento representou uma oportunidade para aprimorar as habilidades e adquirir um conhecimento mais profundo das técnicas e práticas contemporâneas no campo da Resolução de Conflitos, especialmente na abordagem da Mediação.

Segundo ele, isso não se limita apenas aos estágios de prática, mas também se estende às disciplinas de Formas Consensuais de Resolução de Conflitos durante a graduação. “A abordagem da mediação atende de forma precisa às necessidades dos cidadãos assistidos, facilitando a obtenção de uma resolução que promova a pacificação social, evitando o prolongamento dos problemas em ações judiciais”, disse Guinzani.

De acordo com a secretária do Cejusc de Criciúma, Fernanda Bolzani Mascarello, a parceria firmada com a Universidade Comunitária para viabilizar capacitação aos mediadores da equipe do Cejusc e professores da Universidade demonstrou o anseio comum de constantemente aprimorar a qualidade do serviço oferecido à comunidade. 

“Essa capacitação reafirma o compromisso de contribuir para uma mudança de paradigma, em que o julgamento, a crítica e a competição dão lugar ao respeito, à empatia e à cooperação, promovendo a prevenção e solução dos conflitos. O conhecimento e a experiência do professor Pedro estimularão reflexões e promoverão a construção de bases sólidas importantes em nossa prática na mediação”, sublinhou.

O palestrante mencionou que a capacitação em mediação proporciona um espaço de diálogo e compartilhamento de reflexões e experiências, permitindo que todo o grupo participe de um processo de aprendizado cooperativo. 

“É uma forma de os participantes aprimorarem a capacidade de escuta e serem capazes de proporcionar maior satisfação àqueles com quem trabalham, absorvendo a mediação como uma forma respeitosa e integradora de se relacionar com aqueles ao nosso redor”, comentou.

Além de suas funções como mediador, Martins também atua como presidente do Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal (IMAP) e é formador de mediadores em Portugal; Brasil; Angola; México; e Bolívia.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de agosto de 2023 às 15:45
Compartilhar Comente

Deixe um comentário