Direito

Palestra sobre responsabilidade civil protagoniza Aula Inaugural do curso de Direito

Palestra sobre responsabilidade civil protagoniza Aula Inaugural do curso de Direito
Encontro de forma remota contou com presença de professores e acadêmicos (Foto: Reprodução) Mais imagens

Professores e acadêmicos do curso de Direito da Unesc participaram na manhã desta quarta-feira (23/03) de palestra com o advogado e professor doutor em Direito Civil, Rafael Peteffi da Silva. A atividade protagonizou a Aula Inaugural do curso e trouxe como tema o “Conceito Normativo de Dano: Em Busca de um Conteúdo Eficacial Próprio”. O evento contou com transmissão ao vivo no Youtube da Unesc TV.

O direito é de fundamental importância para a vida em sociedade, uma vez que tem como foco a estruturação de leis em vigor. Além disso, a área possui diversas temáticas e uma delas que deve ser de interesse e conhecimento de todos é a responsabilidade civil. Termo esse que foi compartilhado pelo palestrante que fez uma profunda análise da atualidade. “É uma discussão bem complexa e um dos conceitos com maior força na doutrina de responsabilidade civil no Direito Brasileiro”, reforça Silva, que é referência nacional.

Há inúmeras possibilidades de que uma pessoa venha sofrer alguma alteração desfavorável de maneira a configurar um prejuízo, entretanto, para o Direito, este fato somente terá relevância se houver a constituição de um fenômeno jurídico, ou seja, a caracterização de um dano. “O dano é a lesão a um interesse jurídico tutelado, material ou moral”, completa Silva, que trouxe muitos exemplos de danos para os participantes.

Para a coordenadora do curso, Márcia Andréia Schutz Lírio Piazza foi uma excelente palestra e com um tema de muita relevância. “Fomos presenteados com uma incrível palestra. Essa análise trouxe importantes reflexões, pois responsabilidade civil é uma temática muito presente no direito e perpassa o passado, o presente e fará com certeza parte do futuro, indiscutivelmente”, finaliza. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de março de 2022 às 16:42
Compartilhar Comente

Deixe um comentário