Direito

Evento na Unesc debate Direitos humanos, racismo e encarceramento em massa

Evento na Unesc debate Direitos humanos, racismo e encarceramento em massa
Proposta é ampliar a discussão com a comunidade interna e externa (Foto: ArquivoPessoal) Mais imagens

“Direitos humanos, racismo e encarceramento em massa” será tema de aula especial na Unesc. A palestra, marcada para às 17 horas de sexta-feira (22/5), será ministrada pela mestre Sara de Araújo Pessoa, e mediada pela professora doutora Fernanda da Silva Lima.
 
O encontro foi pensado de forma interdisciplinar dentro do grupo Negra (Núcleo de Estudos em Gênero e Raça) da Unesc, que conta com alunos de graduação e mestrado e 20 pesquisadores de História, Pedagogia, Psicologia e Direito. “O tema proposto é material de estudo do Núcleo e possibilitou a percepção de que no Brasil existe uma maioria de pessoas negras apenadas. Todo o sistema foi construído e pensado na perspectiva de controlar determinados corpos”, afirma a professora Fernanda.
 
A transformação da aula em um evento aberto a todos, segundo a palestrante, motivou-se pela grande procura do público externo. “A proposta do evento é ampliar a discussão sobre a temática, com objetivo de avançar para além de um senso comum e evidenciar o acirramento das violências causadas pelo encarceramento em massa, violência urbana, polícia que mata e que morre e justiça seletiva. São temas que precisamos discutir”, frisa a mediadora do evento.                
 
Durante o diálogo, uma pesquisa realizada pela egressa de Direito Cristiane Weltrup será evidenciada e trará o diálogo para o cenário local. O estudo teve base na atuação do Coletivo Chega de Racismo, de Criciúma. “Ainda existe uma cultura de subalternização e inferiorização racial sobre a população negra”, completa Fernanda.
 
O evento tem o apoio do curso de Direito da Unesc e do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da Universidade. A palestra pode ser acessada clicando aqui.

A advogada Sara de Araújo Pessoa também é membro pesquisadora do Grupo Andradiano de Criminologia Crítica Latino Americana da Unesc. A profissional é coordenadora adjunta do Núcleo de Estudos Avançados em Economia Política da Pena e presidente da comissão de segurança pública e assuntos prisionais subseção de Araranguá da OAB/SC.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de maio de 2020 às 17:32
Compartilhar Comente

Deixe um comentário