Direito

Curso de Direito recebe Carmen Hein de Campos para Aula Inaugural

Curso de Direito recebe Carmen Hein de Campos para Aula Inaugural
Evento lotou o Auditório Ruy Hülse na noite de quinta-feira (21/03) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A experiência da professora Carmem Hein de Campos foi fator crucial para o sucesso da Aula Inaugural do curso de Direito Noturno da Unesc, realizada na noite de quinta-feira (21/03). A presença da doutora emocionou alunos e professores que acompanham seu trabalho por meio de estudos e publicações. Em sua palestra na Unesc, Carmen abordou o tema “Violência contra as mulheres no contexto atual dos direitos humanos”.

Para o coordenador do curso, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, ficou claro o interesse dos alunos e professores pelo assunto e pela abordagem da professora Carmen. “O feedback foi muito positivo já ao fim do evento e depois também nas redes sociais. O auditório todo ficou em completa concentração ao que ela tinha a compartilhar até o fim”, destacou.

Conforme o vice-reitor da Universidade, Daniel Ribeiro Preve, a noite foi histórica. “Esse é um momento que se faz história com uma Aula Inaugural com essa temática, com o auditório cheio, em que o curso recebe o selo OAB Recomenda, comprometido com o potencial de empregabilidade dos acadêmicos, com o aperfeiçoamento técnico e identificado com a formação cidadã dos alunos. Deixo nossos cumprimentos a todos que fazem parte disso”, comentou.

A palestrante

Carmem Hein de Campos é Doutora em Ciências Criminais, PUCRS (2013); Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998); Mestre em Direito pela Universidade de Toronto, Programa Direitos Sexuais e Reprodutivos (2007). Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (1988). É bolsista da Oxford Brookes University em pesquisa sobre Violência Doméstica e Legítima Defesa (2004); Bolsista da American University sobre Educação Jurídica e Gênero (1999); Bolsista da Fundação Carlos Chagas (VIII Concurso sobre Pesquisas em Relações de Gênero, 1999) sobre Violência Doméstica e Juizados Especiais Criminais. Atua ainda como Conselheira-Diretora da Themis - Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero, em Porto Alegre (2004-2007). É advogada visitante no Center for Reproductive Rights, Nova York de setembro de 2006 a fevereiro de 2007. É Secretária Executiva da Associação pela Reforma Prisional, Rio de Janeiro (2004-2006).

Advogada feminista, professora de direito, consultora e pesquisadora com interesse em Direito Penal, Carmen atua principalmente nos seguintes temas: violência doméstica, direitos humanos, violência contra a mulher, criminologia, teoria legal feminista, direitos sexuais e reprodutivos. Foi Consultora da Secretaria de Políticas para as Mulheres para a implementação do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher no estado do Rio Grande do Sul. Foi Consultora da ONU Mulheres/Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) para a implementação da Lei Maria da Penha. Foi Coordenadora Nacional do Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher - Cladem/Brasil (2010-2012). Assessorou a CPMI da Violência contra a Mulher, do Congresso Nacional e coordenou a elaboração do Relatório Final. Foi professora do Programa de Mestrado em Segurança Pública da Universidade Vila Velha/ES. É integrante da Red Alas de Juristas Feministas. É professora do Mestrado em Direitos Humanos e do Curso de Direito da UniRitter/RS.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de março de 2019 às 15:39
Compartilhar Comente

Deixe um comentário