Direito

Unesc recebe Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Unesc recebe Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Encontro reuniu profissionais de Criciúma nesta segunda-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Profissionais da administração municipal e a sociedade civil estão reunidos nesta segunda-feira (26/11) na Unesc para debater “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”, durante a 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento tem o objetivo de mobilizar os participantes para que elaborem propostas voltadas à proteção integral das crianças e adolescentes nas políticas públicas.

O encontro, realizado pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), teve como palestrante a consultora da prefeitura de Criciúma, profissional de Recursos Humanos e pós-graduada em Serviço Social, Mariane Jacques. Ela apresentou os eixos temáticos do evento e afirmou que a intenção é que as perguntas apresentadas em cada eixo gerem discussões e propostas. Os participantes foram separados em grupos e cada um recebeu orientação de um conselheiro e um mestrando.

Os eixos trabalhados foram: garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social; prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes; orçamento e financiamento das políticas para crianças e adolescentes; participação, comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes; espaços de gestão e controle social das políticas públicas de crianças e adolescentes.

“Como a gente faz a integração real? Como faz para garantir o direito de forma que a política seja integrada e ainda sim eu pense na inclusão social? O que fazer para garantir o respeito à diversidade na elaboração e implantação de políticas públicas? O que fazer para garantir a proteção integral dos direitos da criança e do adolescente especialmente em locais de vulnerabilidade social? Essas são algumas perguntas que vamos refletir e buscar soluções”, comentou Mariane. 

Cronograma

O evento na Unesc faz parte de um cronograma ligado ao evento em nível nacional. A etapa municipal do encontro é a segunda do cronograma, que ainda contará com conferências estaduais e nacionais. Do encontro na Universidade, sairão 15 propostas que serão encaminhadas à etapa estadual, realizada em 2019.

A Unesc é representada no CMDCA pela diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego (titular) e pelo professor do curso de Direito Ismael Francisco de Souza (suplente).

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de novembro de 2018 às 13:31
Compartilhar Comente

Deixe um comentário