Direito

Parceria entre Unesc e Procon vai agilizar processos conciliatórios

Parceria entre Unesc e Procon vai agilizar processos conciliatórios
Aula Inaugural nesta quarta-feira marcou a parceria (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Os alunos do curso de Direito da Unesc e o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de Criciúma estão trabalhando juntos para agilizar processos de conciliação entre empresas e consumidores. A parceria teve início na manhã desta quarta-feira (2/8) com a aula primeira aula na sede do programa, e contou com a inauguração de uma placa representativa, com a presença da reitora Luciane Ceretta e do vice-reitor Daniel Preve.

Para o coordenador do órgão, Gilberto Santos, a parceria com a Unesc vai agregar aos serviços. “Estabelecemos metas, e uma delas era está parceria. Trabalhar em conjunto com uma instituição educacional de tanta credibilidade é um marco para o Procon e vai auxiliar muito nas resoluções”, afirmou.

O convênio entre a Universidade e o Procon foi assinado no dia 31 de maio de 2017 e dá a oportunidade de os alunos vivenciarem a prática dos conhecimentos obtidos em sala de aula. “A prática jurídica vai muito além de uma sala ou de um escritório. O curso é modelo no assunto com referencial no MEC (Ministério da Educação). Estamos trabalhando muito para dar qualidade à graduação e agradecemos possibilidades como esta”, comentou o coordenador do curso, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior.

Oportunidade aos acadêmicos que foi ressaltada pela reitora, Luciane Ceretta. “É por eles que trabalhamos e fico muito feliz de estar aqui hoje. O ato é de grande importância para a Universidade, para os acadêmicos e para a comunidade. Por isso, unimos a pesquisa e a extensão para agregar ainda mais ao conhecimento de cada um”.

A placa inaugurada na solenidade é a primeira a levar o nome da reitora e de seu vice, Daniel Preve, em seus mandatos.

Participação dos acadêmicos

A parceria vai levar os estudantes, uma vez por semana, para participar das audiências de conciliação entre os consumidores e as empresas. Todas as sessões serão acompanhadas por um professor da Universidade e por um conciliador do Procon.

O vice-prefeito de Criciúma, Ricardo Fabris, já foi acadêmico da Universidade, e falou aos estudantes sobre o peso da experiência durante a vida acadêmica. “Não percam esta oportunidade. Vai ser de grande importância para a graduação de vocês. Eu tive a honra de fazer parte deste time como aluno e sei o quanto pode agregar a vida profissional de cada um”, comentou.

Quando não houver acordo nos diálogos, os alunos vão participar ativamente dos processos, dando continuidade e encaminhando ao Judiciário. O CPJ (Centro de Prática Jurídica da Unesc) ficará responsável pelo encaminhamento das soluções legais.

O evento também contou com a presença do vice-reitor da Universidade, Daniel Preve; dos professores da Unesc, Israel Alves e Márcia Piazza; do secretário da fazenda, Robson Gotuzzo; do diretor de comunicação de Criciúma, Gustavo Colle; da procuradora geral de Criciúma, Ana Cristina Flores Youssef, e da chefe de gabinete da Unesc, Gisele Coelho Lopes.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

03 de agosto de 2017 às 15:57
Compartilhar Comente

Deixe um comentário