Direito

Projeto Amora e DCE promovem palestra sobre violência contra a mulher

Projeto Amora e DCE promovem palestra sobre violência contra a mulher
Mapa da Violência 2015: Criciúma aparece como a oitava cidade de SC Mais imagens

O projeto Amora: Capacitando Mulheres em Direitos Humanos participou no último sábado (27/8) de evento promovido pelo DCE (Diretório Central dos Estudantes) Unesc. A palestra sobre violência contra a mulher, ministrada pelas estudantes-bolsistas Camila Michels Lacombe (Direito) e Maiara Leandro (Psicologia) abordou tipos de violência, ciclo da violência, o que fazer quando sofrer violência, Lei Maria da Penha e cultura do estupro.

O projeto de extensão Amora começou em março de 2009 com a professora Mônica Ovinski de Camargo Cortina e, neste ano, conta também com a participação da professora Janete Triches. No Mapa da Violência de 2015, Criciúma aparece como a oitava cidade de Santa Catarina em número de assassinato de mulheres (feminicídio).  

Violência cotidiana
   
No início da atividade todas as acadêmicas presentes participaram de uma peça de teatro, na qual foram simuladas situações da vida real que ocorrem diariamente e que configuram violência: uma jovem caminha e um homem dirige a ela palavras de baixo calão e de cunho sexual; numa festa, uma mulher é duplamente agredida: tem seu cabelo puxado por um homem, que ainda força a barra para ela ceder a sua investida. Todas presentes afirmaram já terem passado por pelo menos uma das cenas que teatralizaram.  

Na sequência foram usados slides informativos, vídeos educativos, relatos do projeto e, no final, uma roda de conversa, em que cada estudante contou uma experiência sua ou de uma amiga sobre violência sexual, psicológica, física e moral.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

29 de agosto de 2016 às 14:38
Compartilhar Comente

Deixe um comentário