Direito

Não existe risco e nem impacto zero, afirma palestrante durante eventos do curso de Direito

Não existe risco e nem impacto zero, afirma palestrante durante eventos do curso de Direito
José Rubens Morato Leite abriu a rodada de palestras de hoje (22/8) (Foto: Davi Carrer) Mais imagens

Não existe risco e nem impacto zero. Todo processo produz um risco e um impacto. A questão é descobrir o que é permitido. A afirmação é do professor doutor (UFSC) José Rubens Morato Leite, durante a 17ª Semana Acadêmica e 4ª Jornada Científica do curso de Direito da Unesc. Morato Leite abriu a rodada de palestras de hoje (22/8) abordando o tema “Direito ambiental e ecologia política na sociedade de risco”.

O palestrante, que é membro-consultor do comitê gestor da Comissão de Direito Ambiental da União Mundial de Conservação (tradução livre), vice-presidente do Instituto "O Direito por um Planeta Verde" e sócio-fundador da Aprodab (Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil), deu como exemplo um avião, que polui, mas que a sociedade tolera. “O dano permitido é o que a sociedade tolera”, comentou. Ele explicou que muitas vezes há dificuldade em dizer o que é tolerado e o que não, e quem tem que decidir isso é o juiz.

A longo da manhã os participantes também assistiram a palestra “Meio ambiente do trabalho novos aspectos e implicações na sociedade contemporânea”, com o desembargador federal Paulo Roberto de Castro. Os debates encerram nesta quinta à noite no Auditório Ruy Hülse. O último dia do evento (23/8) está reservado para os Jogos Interfases do curso de Direito.

O evento tem como tema “Direito Socioambiental e a Urgência do Terceiro Milênio”.

Clique aqui e confira mais informações e a programação completa.

Fonte: Secom

22 de agosto de 2013 às 11:16
Compartilhar Comente

Deixe um comentário