Pós-Graduação

Proposta curricular do Marista é tema de defesa na segunda

“A concepção curricular do Colégio Marista e a formação de alunos pesquisadores, comunicadores e solidários" é o tema da  Dissertação da mestranda Ingrid Roussenq Fortunato Martins, do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação). A defesa pública será realizada segunda-feira (26/10), a partir das 9 horas, na sala 16 do Bloco P.


Farão parte da banca examinadora os professores doutores Antônio Fernando Gouvêa da Silva (UFSCar), Ilton Benoni da Silva, Giani Rabelo e a orientadora da acadêmica, Janine Moreira.

 

Trabalho

 

A pesquisa teve com objetivo compreender como a proposta curricular do Marista de Criciúma possibilita a formação de alunos pesquisadores, comunicadores e solidários. A análise revelou que a proposta curricular possibilita a formação do ideal de aluno, apresentando, no entanto, contradições entre os discursos práticos e teóricos.


Destacou ainda que as competências elencadas pelo colégio (pesquisa, comunicação e solidariedade) distanciam-se das categorias de Freire (curiosidade epistemológica/ingênua, dialogicidade e solidariedade). A investigação proporcionou uma reflexão sobre as possibilidades de a escola optar por este autor como orientador na formação deste aluno idealizado.
 

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

23 de outubro de 2009 às 14:37
Compartilhar Comente

Deixe um comentário