Pós-Graduação

Unesc oferece nova turma de pós em Engenharia de Segurança do Trabalho

Unesc oferece nova turma de pós em Engenharia de Segurança do Trabalho
Prevenir acidentes e conscientizar são as palavras de ordem (Foto: Divulgação) Mais imagens

A cada 48 segundos ocorre um acidente de trabalho no Brasil. De 2012 até hoje, estima-se que quase quatro milhões de acidentes de trabalho foram registrados. Os dados são do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, site organizado pelo Ministério Público do Trabalho e pela Organização Internacional do Trabalho, e chamam a atenção para a necessidade de prevenção e conscientização entre os trabalhadores. Para colaborar com mudança desse quadro, a Unesc oferece capacitação na área, por meio da pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, que está com uma nova turma aberta.

Voltada para engenheiros, arquitetos e agrônomos, a especialização habilita os profissionais para elaborarem programas de segurança exigidos pela legislação do Ministério do Trabalho e outras legislações, como estaduais e federais.

O curso, que tem a duração de 36 meses, tem como objetivo principal habilitar profissionais para compreender questões relacionadas à qualidade de vida dos trabalhadores, à prevenção de riscos no ambiente de trabalho, ao número de acidentes e doenças e aos sistemas de gestão. Além disso, o curso busca qualificar profissionais para que sejam capazes de controlar os riscos de acidentes e doenças ocupacionais, melhorando o desempenho das empresas, contribuindo o desenvolvimento sustentável, promovendo a equidade social e proteção do meio ambiente.

Para a coordenadora da especialização, Marta Valéria Guimarães de Souza Hoffman, o principal diferencial do curso é a matriz curricular, que promove conteúdos que envolvem todas as áreas de atuação do profissional. “As estatísticas de acidentes de trabalho mostram um quadro preocupante para todo o país, então acreditou-se ser de fundamental importância a necessidade de capacitação, aperfeiçoamento e a especialização de profissionais de nível superior na área de Segurança do Trabalho”, afirma.

Segundo Marta, a pós abre um leque de atribuições profissionais, além das obtidos durante a graduação. “Em algumas empresas e indústrias, o setor de segurança está vinculado ao setor de engenharia ou arquitetura, podendo então o profissional assumir as duas funções”, comenta.

As aulas ocorrem quinzenalmente, nas sextas-feiras, das 19 às 22 horas e nos sábados, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Os interessados em fazer parte da nova turma da especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho podem entrar em contato com a Setor de Pós-Graduação da Unesc pelo telefone (48) 3431-2626 ou pelo e-mail pos@unesc.net.

Mais informações sobre o curso você pode encontrar no link (clique aqui)   

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

09 de março de 2018 às 12:54
Compartilhar Comente

Deixe um comentário