Núcleo de Empreendedorismo

Acadêmicos do curso de Administração entregam planos de negócios para empresários em ação do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc

Acadêmicos do curso de Administração entregam planos de negócios para empresários em ação do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc
​Consultoria teve início em agosto como atividade da aula de Práticas de Empreendedorismo Mais imagens

Os empresários inscritos no Núcleo de Empreendedorismo da Unesc e beneficiados com a consultoria gratuita dos acadêmicos da 8ª fase do curso de Administração de Empresas,  receberam das mãos dos consultores alunos, as propostas levantadas e ações sugeridas para a boa saúde das suas empresas. A entrega do relatório ocorreu na noite desta terça-feira (06/12),na última aula do ano de Práticas de Empreendedorismo, ministrada pelo professor Ricardo Pieri. A disciplina tem como objetivo assessorar empreendedores com  um plano de negócios.

Neste semestre, cinco micro empresas dos ramos de turismo, semijóias, informática, fisioterapia e beleza, foram contempladas com orientações técnicas dos universitários para o alinhamento, elaboração e execução do plano de negócios dos seus devidos empreendimentos.

Conforme Pieri, orientador da atividade, esse trabalho é feito em parceria com o Núcleo, que capta essas empresas que vêm em busca de orientação para conduzir com mais profissionalismo seus negócios. “Nestes quatro meses se faz o desenvolvimento de todo o Plano. Os alunos já estão se formando e essa consultoria fecha o ciclo acadêmico de muitos. A consultoria consiste no primeiro contato com os consultados, por meio do qual são levantados os dados. A partir daí passa-se a desenvolver um modelo de negócio para cada um deles, baseado em expectativas do empresário, realidade do mercado e definição do modelo de negócio. Feito isto, os estudantes desenvolvem as estratégias empresariais definindo  missão, visão e valores. Após levantados os dados e partem para o operacional, que é colocar em prática e fazer o planejamento sair do papel”, explicou.

O professor ainda acrescentou que após todo o trabalho de pesquisa é hora da construção dos planos. “Definido a estrutura eles constroem um plano de marketing, com todas as estratégias para o negócio e, por último, é elaborado o plano financeiro, com  projeção para os próximos cinco anos em termos de faturamento, investimento, custos. Tudo isso pra ver se, do ponto de vista econômico, o negócio tem viabilidade ou não”, concluiu.

A acadêmica Karina Valéria aprovou a experiência desenvolvida e enalteceu a bagagem que a proposta trouxe a todos os alunos. “Entregamos o plano de negócios em parceria com o nosso empresário parceiro, Richard Junglaus. O nosso negócio era receptivo turístico, elaboração de uma rota turística com a visitação em locais de produção de cerveja artesanal e lúpulo. Foi uma parceria bem legal com interação e uma troca de conhecimentos com esse ramo da cerveja, do turismo entre nós e o empresário. Foi uma oportunidade que acrescentou bastante na nossa carreira, nessa reta final de curso. Colocar em prática tudo o que aprendemos é um sentimento de realização também. Tenho certeza que esse exercício vai contribuir muito para nossa vida profissional”, destacou

Turismo

O engenheiro agrônomo e empreendedor Richard, que já trabalha com artesanato, com hospedagem, teve a ideia de trabalhar com turismo receptivo cervejeiro. Com isso surgiu a  necessidade de conhecer melhor o mercado e, assim, a ideia de procurar a Unesc para o auxiliar na montagem do novo negócio. “Para minha surpresa, com a conversa com os alunos durante o plano de negócio, se criaram novas possibilidades de possibilidades e também de produtos, no qual eu não tinha pensado. Então foi uma troca, foi um aprendizado importante . Eu trouxe um pouco da minha experiência, mas eles me deram muito da sua expertise acadêmica. Estou agradecido pelo plano, ele vai ser avaliado, ver a aplicabilidade e colocado em prática, com certeza”, agradeceu.

Saúde

Para a empresária Bruna Vefago, muitas foram as inspirações trazidas pelos estudantes para o seu negócio. “Eu, como profissional da saúde, aprendi a ser técnica, não administradora. Temos ideias, mas nem sempre elas são aplicáveis no formato que imaginamos. A proposta que eu tinha em mente é sensacional, só que o formato desenhado não seria viável pela falta de profissionais capacitados e pelos custos. Com a assessoria dos acadêmicos, chegamos a conclusão de que precisaremos ir por outros caminhos. Foi muito gratificante participar dessa experiência. Só tenho a agradecer a Unesc e aos professores e alunos que elaboraram o plano de negócios para mim”,  comentou.

Informática

O micro empresário Alisson Bergman Belluco, de Urussanga, trabalha com informática e possui uma empresa de tecnologia, voltada para a recuperação de dados. “Eu vim para a Universidade em busca da orientação administrativa. Eu sou um técnico, não sou formado na área de gestão, não tenho experiência. Por isso vim em busca de apoio no Núcleo de Empreendedorismo da Unesc. Eu não tinha noção da organização da empresa. O dinheiro estava bagunçado, não sabia o custo da mão de obra, comprava material e não controlava o estoque. Agora, após a consultoria e com o plano de negócios, tudo está mais organizado. Tenho as tabelas bem definidas e vou seguir o planejamento que os alunos planejaram. Vai dar tudo certo!” otimista, agradeceu.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de dezembro de 2022 às 16:27
Compartilhar Comente

Deixe um comentário