Núcleo de Empreendedorismo

Alunos do curso de Administração desenvolvem planos de negócios para empresários do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc

Os acadêmicos da 8ª fase do curso de Administração de Empresas em parceria com o Núcleo de Empreendedorismo da Unesc, participaram na noite desta terça-feira (16/08), da terceira aula de Práticas de Empreendedorismo, ministrada pelo professor Ricardo Pieri. A disciplina visa assessorar empresários e empresárias que se inscreveram no Núcleo, para a elaboração de um plano de negócios.Neste desafio, seis empreendedores dos ramos de turismo, semi jóias, informática, fisioterapia, combustíveis e beleza, receberão orientações técnicas gratuitamente dos acadêmicos para o alinhamento, elaboração e execução do plano de negócios dos seus devidos empreendimento.

Neste ensinamento, universitários e empreendedores se unem para desenvolver estratégias para alavancar os negócios das empresas participantes. Segundo o professor da matéria, Pieri, hoje foi o primeiro encontro entre as partes. “Esta noite está acontecendo o primeiro encontro. Os alunos já fizeram previamente um modelo de negócio, baseado nas informações que eles tinham. Pesquisaram sobre o ramo de negócio, criaram uma proposta através de um Quadro de Modelo de Negócios (Business Model Canvas). A partir disso, a reunião de hoje é para validar essa proposição. Agora, os envolvidos começam a ajustar os interesses, até chegar a um denominador comum”, explicou.

Quatro etapas

O professor ainda acrescentou que a partir de agora serão desenvolvidos quatro planos: o estratégico; o operacional, o plano de marketing e por fim o plano financeiro. “Estaremos sempre conversando com o empresário, validando as informações até o final para construirmos em parceria um plano de negócio viável, uma espécie de manual de implantação daquilo que ele quer. Este exercício é muito importante pois daqui a seis meses serão administradores.  Os acadêmicos já passaram por várias etapas, dentro da formação e já estão aptos a fazer esse tipo de trabalho. Então é muito legal esse movimento e os alunos se sentem muito empolgados com o desafio”, concluiu.

Graduação Multi 

Para o universitário Luiz Felipe Silva da Rosa, é super válido esse momento de aplicação do conhecimento adquirido. “Estou acabando meu curso esse ano e é de suma importância trabalhar com empresários nesse momento. É muito bom para nós, que estamos prestes a ir para o mercado de trabalho, ter a visão do que eles estão esperando dos profissionais. Aqui podemos mostrar a eles, apresentar o que aprendemos na teoria, exercitando na prática tudo que sabemos.  Isso aqui é uma fórmula de ver que você realmente está qualificado para a função de administrador. Esta experiência é muito importante e vai fazer a diferença no meu currículo”, avaliou.

Consultoria

A empresária Bruna Blauth, fisioterapeuta e proprietária do Espaço Elevare, buscou a Unesc para pedir apoio na elaboração de uma proposta para um plano de saúde voltado para gestantes e puérperas que se chama ‘Permatre’.  “Nós já trabalhamos com esse nicho de mercado, só que criamos um conceito terapêutico que facilitasse e centralizasse o atendimento desse público que tem necessidades especiais. Então eu convidei profissionais que pudessem dar assistência para essas mulheres. Eu sou fisioterapeuta e e não tenho o conhecimento necessário para criar uma proposta de negócios para o nosso plano de saúde. Eu preciso de aconselhamento para poder saber como cobrar, como atender, saber como receber, que tipo de parceiros eu vou ter no meu projeto para que ele atinja um nível nacional e quiçá, até mundial”, explicou

Satisfeita

A empresária se mostrou muito satisfeita com a recepção na Unesc. “Não imaginava que o projeto da Universidade fosse tão grande, onde disponibiliza várias pessoas para cuidar de um único projeto em diversas perspectivas: financeira, marketing, entre outras. Então, a gente está espremida para poder fazer com que esse plano de negócio realmente se fortaleça e vire uma marca forte no mercado”, agradeceu.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de agosto de 2022 às 15:44
Compartilhar Comente

Deixe um comentário