Núcleo de Empreendedorismo

Acadêmicos do curso de Administração concluem as consultorias do Plano de 60 dias

Acadêmicos do curso de Administração concluem as consultorias do Plano de 60 dias
O último encontro serviu para socializar os resultados dos direcionamentos propostos pelos estudantes aos empresários Mais imagens

Sessenta dias já se passaram e chegou a hora de apresentar os resultados da consultoria empresarial gratuita realizada pelos acadêmicos da oitava fase dos cursos de Administração de Empresa e Administração com habilitação em Comércio Exterior da Unesc aos empresários que foram beneficiados.

Na noite de quinta-feira (23/06), nas instalações do Talent-Lab, no Iparque, os estudantes apresentaram no último encontro do Plano de 60 dias, dentro da Jornada do Empreendedorismo do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc, os trabalhos desenvolvidos durante o período às oito empresas inscritas no Programa.  Nos depoimentos as duas partes envolvidas, tanto os acadêmicos quanto os empresários, relataram a importância da experiência vivida nos encontros realizados uma vez por semana, dentro desses 60 dias.

Para o acadêmico Eduardo Boaventura Rocha, da oitava fase de Administração, o planejamento estratégico foi muito importante para a jornada acadêmica. “Por conta do Plano eu consegui utilizar todas as ferramentas que aprendi nesses quatro anos de curso aqui na Unesc. Todas as estratégias, todas as teorias, nos auxiliaram para prestar a consultoria à empresária Carla, fazendo-a a tirar sua empresa do papel e fazer com que ela seja um próximo case de sucesso na nossa região”, comentou.

A psicóloga Carla Simon, egressa e cursando doutorado na Universidade, agora proprietária de uma clínica, estava radiante com o auxílio recebido com a consultoria dos universitários da Eduardo e Ytalo Pacheco, da Alpes Consultoria. “O Plano de 60 dias fomenta o empreendedorismo de uma maneira que dá coragem para o empreendedor assumir o risco. A consultoria deu para mim muita coragem e um norte. O empresário chega com ideias e os acadêmicos te ajudam a organizar os objetivos. Este Plano vai ao encontro da missão da Unesc, de ir para além dos muros da Universidade”, destacou.

De acordo com a doutoranda, muitas pessoas precisam de ajuda, de ter um olhar mais apurado, mais tecnológico e mais administrativo, algo que os universitários conseguem oferecer com excelência. “Agora eu tenho um plano para seguir, com muito mais segurança. Tenho missão e uma visão de valores e a clareza de que não sou mais autônoma, agora sou uma empresa. Estou muito grata com a orientação recebida”, relatou.

A administradora de empresa Thalia Frello foi uma das egressas convidadas para orientar os alunos participantes do Plano de 60 Dias, participando pela segunda vez da ação. “Eu já tinha vivenciado esta experiência no semestre passado. É um projeto muito construtivo que propicia a troca de conhecimentos na sala de aula com empresário. O acadêmico tem a teoria e o empreendedor a empresa. Essa troca de ideia entre consultores e consultados faz com que ambos cresçam. Como sempre digo: cada parte envolvida nesta consultoria tem 50% de responsabilidade e comprometimento com o sucesso do resultado. Este plano de consultoria é muito construtivo tanto para o aluno se tornar um excelente profissional, quanto para o empreendedor e a sua empresa”, destacou.

A metodologia definida pelos professores Diogo Pereira Morais e Nícola Martins foi dividida em cinco etapas, sendo a primeira com encontros para realizar o nivelamento e a apropriação sobre a empresa. Depois ocorreram as fases de discussão dos projetos estratégicos e definição dos encaminhamentos e a implementação do planejamento estratégico com produção de relato das experiências. A última fase é a socialização dos resultados pelos acadêmicos e empresários.

Segundo o professor Diogo Pereira Morais, os resultados alcançados surpreenderam e mostraram a qualidade de ensino oferecida no curso e na Unesc. “O que eu e o professor Nicola Martins observamos é que os acadêmicos já estão maduros para entrar para o mercado de trabalho. Todos que participaram do Plano, demonstraram conhecimento teórico e muita perspicácia para auxiliar os empresários e empresárias participantes. Cada empresa tinha sua particularidade e a desenvoltura técnica dos ‘consultores’ propiciou um excelente resultado, agradando tanto a nós professores e consultores voluntários, bem como os acadêmicos e empreendedores", pontuou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de junho de 2022 às 19:35
Compartilhar Comente

Deixe um comentário