Comércio Exterior

Egresso carrega com orgulho a formação na primeira turma de administradores da Unesc

Egresso carrega com orgulho a formação na primeira turma de administradores da Unesc
História de Nilson Olivo é recordada nas comemorações de 45 anos do curso de Administração (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Nas gavetas e armários do escritório no centro de Criciúma Nilson Olivo guarda as recordações de uma vida toda. As pastas e prateleiras que reúnem dezenas de documentos, fotos e todo o tipo de memórias em papel são incontáveis e representam o tamanho do amor do empresário à sua trajetória, iniciada com a graduação em Administração na Unesc, há 45 anos.

Olivo fez parte da primeira turma do curso lançado na então Fundação Educacional de Criciúma (Fucri). Disposto a estudar bioquímica em Florianópolis, o adolescente na época resolveu experimentar um semestre no curso de Administração, pelo qual se apaixonou, se formou e conquistou grandes amigos e experiências.

Conforme o empresário, por fazer parte da primeira turma de um curso com grande demanda na região, o contato com profissionais já experientes no mercado foi um dos grandes diferenciais da sua trajetória. “Quem queria buscar qualificação nesta área precisava ir para Curitiba ou Porto Alegre. Quando chegou a oportunidade em Criciúma muitas pessoas vieram buscar a qualificação acadêmica. Eu e meus colegas passamos, então, a conviver de perto com superintendentes e diretores de grandes empresas, algo que poucos tinham a possibilidade e que nos rendeu uma troca muito rica de experiências. Isso não tem preço que pague”, comentou

A chegada de uma graduação voltada à Administração de empresas, de acordo com Nilson, significou, na época, uma mudança radical no cenário de toda a região, que se transportava de uma era voltada apenas ao carvão e iniciava negócios na cerâmica e na indústria têxtil. “A Unesc encurtou distâncias. Ela fez com que nós, profissionais daqui, pudéssemos nos qualificar em um curso de qualidade. Os professores eram da área, tinham experiência, era um teórico-prático. A chegada do curso e a sua qualidade certamente fizeram toda a diferença para o sucesso das organizações ainda maior dali em diante”, garantiu.

Comemoração anual

Tamanho foi o sentimento que uniu a turma, formada em 1979, que desde então o grupo segue em contato. Sob comando do próprio Nilson Olivo, que faz questão de não deixar as datas especiais passarem em branco, periodicamente os egressos se encontram para conversar e relembrar os tempos de academia.

Para ele, que se emociona ao falar dos amigos que fez e das experiências que acrescentou em sua bagagem pessoal e profissional, é sempre uma emoção relembrar esse tempo especial da vida. “É uma emoção muito grande poder rever os colegas que ainda estão conosco, relembrar os momentos que vivenciamos juntos, as dificuldades e tudo o que se passou. Sou muito grato em fazer parte dessa história. Eu sinto a Unesc dentro de mim e eu dentro da Unesc. Levo essa trajetória com muito orgulho”, acrescentou Nilson, que posteriormente atuou, por 12 anos, como professor da Universidade que o formou.

Semana Acadêmica

Nilson Olivo esteve entre os cases apresentados na Semana Acadêmica do curso de Administração. O evento foi encerrado na noite de quarta-feira (16/12) com a palestra da administradora Carla Fabiana Cazella, doutoranda na área, mestre em Educação e Eepecialista em Gestão Escolar. Ela abordou a temática “Perspectivas para a empregabilidade do egresso em Administração: uma visão prospectiva no contexto da 4ª Revolução Industrial”.

Confira o último dia de programação no link da Unesc TV:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de dezembro de 2020 às 15:07
Compartilhar Comente

Deixe um comentário