Comércio Exterior

“A paixão é o combustível que nos move diariamente”, Laís Soratto

“A paixão é o combustível que nos move diariamente”, Laís Soratto
Egressa do curso de Administração da Unesc tem carreira sólida no ramo da gastronomia em Criciúma e Tubarão (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Perceber uma demanda, abraçá-la, buscar a excelência e prosperar no negócio. Essas são etapas comuns para empreendedores de sucesso por todo o mundo. Um dos exemplos de vivência dessas fases e plenitude nos empreendimentos é a administradora Laís Soratto, de Criciúma. Egressa do curso de Administração da Unesc, Laís empreendeu há 11 anos no ramo de sushi bar em um cenário no qual esse tipo de gastronomia era pouco conhecido. Visionária, hoje colhe os frutos do investimento e confere ao aprendizado acadêmico o conhecimento técnico necessário para isso.

A ideia de investir na criação do primeiro sushi bar da região Sul de Santa Catarina, conforme Laís, surgiu ainda enquanto acadêmica, logo nas primeiras fases da graduação. A jovem, que chegou a ir estudar na capital do Estado, voltou à terra natal justamente para apostar suas fichas em um novo negócio. Com apoio dos pais e o conhecimento que vinha somando na academia, surgiu o Saikoo Sushi Bar, hoje referência regional.

Começar a vida de empresária ainda aos 19 anos, conforme Laís, foi um grande desafio, encarado graças ao seu propósito e à coragem dos pais em investir no seu sonho. “Nem eu imaginava meu futuro com sushi bar, restaurante e todo esse universo. O sushi estava muito em alta na época, em 2008, 2009, e como a sala na qual ele segue até hoje é da minha família e fica em um ponto estratégico da cidade, levei a ideia para meus pais, que apoiaram e apostaram no empreendimento comigo”, relembra.

A participação dos ensinamentos do curso de Administração na desafiadora jornada como empreendedora ainda muito jovem, conforme Laís, foram base importante para o negócio. “A faculdade ajudou bastante a direcionar para as áreas com as quais eu mais me identificava. Apesar de ser uma área ampla, temos as matérias com as quais já percebemos mais afinidades e assim fui percebendo os caminhos que faziam sentido para mim”, completa.

Junto do conhecimento técnico aprendido quase que paralelamente ao início do negócio próprio, de acordo com Laís, o sucesso do empreendimento foi conquistado dia após dia, com erros e acertos, experiência e muita busca pelo melhor. “Ao longo dos anos, fui me identificando com o negócio, me capacitando cada vez mais. Depois de três ou quatro anos empreendi no segundo restaurante, depois o terceiro e quarto. Atualmente, devido a mudanças na minha sociedade e para poder centralizar melhor as atenções, estamos com o Saikoo Criciúma há 11 anos e o Saikoo Tubarão há cinco anos”, menciona.

Ao lado da empresária trabalham equipes comprometidas no propósito claro de ser lembrado como melhor sushi bar da região. Para isso, garante Laís, a paixão é o ingrediente fundamental. “A paixão é o combustível que move diariamente. Eu amo o que eu faço, sou extremamente apaixonada pelo Saikoo e faço toda a equipe amar tanto quanto eu. Nós transpiramos esse amor. Sem isso não tem como seguir”, lembra.

Aos jovens que assim como ela têm o desejo de empreender a dica de Laís é a especialização constante e a busca por um diferencial claro. “É necessário ter o feeling, estar atento ao seu redor para perceber as oportunidades que vão aparecendo. Diante disso a faculdade nos dá muito mais confiança. Por meio dela conseguimos estar mais focados naquilo que podemos melhorar. Os desafios são para todos, mas podem existir 100 mil administradores que ainda assim nenhum vai ser como tu és”, completa a egressa.

Evento celebra história do curso

Nesta segunda, terça e quarta-feira (14,15 e 16/12) os cursos de Administração e Administração em Comércio Exterior celebram a passagem do aniversário de seus 45 anos. A empresária Laís Soratto esteve entre as homenageadas na primeira noite de evento e participou da transmissão ao vivo no canal da Unesc TV no YouTube.

Nesta terça-feira (15/12) o evento contará com a participação dos egressos Luis Felipe Cardoso Fabris, empreendedor e gestor de diversas empresas entre elas organizações no meio gastronômico; Carolina Menegaro, Purchasing Team Leader na Golden Acre Foods no Reino Unido; e Sarchel Necesio Francisco Seraponzo, empreendedor de destaque na Angola. Conforme o coordenador do curso, Edson Firmino, são diferentes cases que passaram pelo curso e hoje prosperam em suas áreas. “Eles têm grandes visões e experiências para compartilhar conosco a partir de diferentes olhares. Será engrandecedor”, destacou.

Para o encerramento da Semana, na quarta-feira (16/12), a Universidade receberá a administradora Carla Fabiana Cazella, doutoranda na área, mestre em Educação e Especialista em Gestão Escolar. Ela abordará a temática “Perspectivas para a empregabilidade do egresso em Administração: uma visão prospectiva no contexto da 4ª Revolução Industrial”, a partir das 19h15.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de dezembro de 2020 às 15:08
Compartilhar Comente

Deixe um comentário