Comércio Exterior

Administração Unesc 45 anos: Formação simultânea ao desenvolvimento do Sul

Administração Unesc 45 anos: Formação simultânea ao desenvolvimento do Sul
Curso celebra aniversário com Semana Acadêmica e regaste da história, contada por egressos que se destacam na região (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

Foi em uma Criciúma no auge do crescimento econômico, em 1975, com a necessidade de profissionais qualificados para fazer a gestão de instituições públicas e privadas em ascensão, que nasceu, na então Fundação Educacional de Criciúma (Fucri), o curso de graduação em Administração. De lá para cá mais de quatro mil alunos já passaram pelas salas de aula da Unesc e saíram com o diploma em mãos e uma qualificação de excelência na bagagem, prontos para administrar. A passagem do aniversário de 45 anos do curso está sendo celebrada, nesta segunda, terça e quarta (14, 15 e 16/12) na Semana Acadêmica de Administração.

O evento foi aberto na noite desta segunda-feira com a presença de egressos que ajudaram a contar a história de sucesso da formação de administradores. Participaram, de forma virtual, convidados Sinésio Volpato, Laênio José Ghisi, Priscila Hertel Zanette, Laís Soratto, Geovânia de Sá, Ricardo Pieri, Maykon Jhoni Elias e Mouhamadou Moustapha Seck, além da pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes e da pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti

A programação completa dos próximos dias de evento pode ser conferida na página @admcomexunesc no Instagram. A transmissão do primeiro dia pode ser assistida na íntegra no canal da Unesc TV no Youtube ou abaixo.

Reflexo intrínseco na região

Como ficou claro diante das histórias e informações trazidas à tona no encontro desta segunda-feira, o reflexo do ensino de qualidade oferecido ao longo dessas quatro décadas e meia de história não é difícil de ser encontrado. Ele está presente de forma intrínseca no desenvolvimento não só de Criciúma, mas de toda a região de onde advém centenas de estudantes todos os dias em busca da qualificação.

Egresso, professor e coordenador do curso, Edson Firmino Ribeiro, é um dos grandes entusiastas da história que vem sendo construída nestes 45 anos. Apaixonado pela área da administração e pela docência, Edinho, como é conhecido por toda a comunidade acadêmica há 33 anos, desde que iniciou sua trajetória no universo da Unesc, conhece de perto cada uma das fases do curso.

“Em cada época e em cada cenário apresentado o curso se remodelou e atendeu as necessidades de momento. O modo de lecionar hoje é diferente de como era há 40 anos, por exemplo, mas temos as tradições e a experiência como aliadas que nos fortalecem e nos balizam enquanto vamos nos transformando para melhor”, garante.

Primeira turma: experiência em busca de qualificação

Os primeiros passos na formação de administradores, conforme Edson, foram dados na hora exata da necessidade da região. Com a abertura da primeira turma, de acordo com o coordenador, ingressaram na Universidade gerentes, diretores e outros profissionais de grande responsabilidade dentro das organizações. Eles já tinham experiências e vivências na prática, mas buscavam, nas carteiras da Unesc, o diploma e a qualificação específica à altura de suas funções.

“O curso chegou para preencher uma lacuna específica para formação de profissionais gestores que até então não existia aqui na região. A primeira turma teve característica de ingressantes com idade acima do comum. Foram alunos que já estavam na iniciativa privada, com característica de buscar desenvolvimento para exercer funções executivas aqui na região. Diante disso, a graduação serviria para reforçar os potenciais dos profissionais que já estavam à frente das empresas”, destaca.

Diferentes perfis de acadêmicos

Enquanto calouro, cheio de anseios e já com o desejo de lecionar, em 1987, Edinho encontrou na Unesc outro perfil de acadêmicos como colegas. Assim como ele, jovens recém-formados no ensino médio ocupavam grande parte das salas de aula do curso. “Depois do período em que o principal perfil era de pessoas já mais experientes, o segundo momento foi de alunos mais jovens, muitos filhos daqueles que tinham empreendido em empresas décadas atrás, uma lacuna também para sucessão familiar”, relembra o coordenador.

Já nos anos 2000 uma nova era chegou também no curso de Administração. Além dos perfis executivo e de sucessão familiar, fortalecia-se o perfil de aluno empreendedor. “Desta forma passamos a formar profissionais divididos, principalmente, nessas três características principais: os que buscam carreira executiva, os que se preparam para sucessão e os que pretendem empreender”, destaca.

Formação de administradores e professores

Outra fortaleza reconhecida por Edson como diferencial do curso de Administração da Unesc se volta à formação de professores da área. Sendo um segmento novo no ramo acadêmico na região, era necessário formar profissionais qualificados não só para atuar nas organizações, mas também para lecionar sobre o assunto. Ao perceber essa demanda a Universidade se preparou e apostou no incentivo à carreira acadêmica.

O resultado da identificação da lacuna no mercado e a necessidade cada vez maior de profissionais qualificados para integrar o corpo docente da Instituição, de acordo com Edson, é a formação de mais de 60 professores. “São docentes que atuam conosco, já atuaram ou estão lecionando em outras instituições. Nosso quadro é formado por muitos egressos, que foram além, se destacaram e hoje fazer parte da história sob um novo olhar, ensinando no mesmo lugar em que aprenderam”, pontua.

Orgulho por onde quer que vá

Como Universidade Comunitária que é, a Unesc recebe diariamente estudantes que saem de suas casas nos mais diferentes municípios em busca do aprendizado e da realização de sonhos. A extensão atendida pela Instituição e, em especial no curso de Administração, conforme o coordenador, é imensa e representa a força da transformação que os administradores formados na Instituição possuem.

De Braço do Norte, Paço de Torres à Paulo Lopes, Torres, Cambará do Sul, Bom Jesus, São José dos Ausentes, entre tantos outros municípios confiam seus jovens e adultos à formação da Universidade. “São pessoas de todos esses lugares que hoje estão povoando as empresas, em carreiras executivas, que desenvolveram empresas que são sucesso na região, que assumiram os negócios da família ou atuam nas mais diversas áreas que a Administração oferece. Estão por toda parte, onde quer que a gente vá, e nos orgulham ao serem reconhecidos como nossos egressos”, salienta.

Reconhecer ex-alunos em empresas, comércios ou quaisquer estabelecimentos por onde passe, para Edinho, é o combustível que move a dedicação da Universidade à formação de profissionais de excelência com base no ensino, na pesquisa e na extensão. “Nosso sucesso é ver o sonho deles acontecer e ter esses relatos o tempo todo”, acrescenta orgulhoso.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de dezembro de 2020 às 20:49
Compartilhar Comente

Deixe um comentário