ForGrad Nacional 2014

ForGrad Nacional: Enade e avaliação dos cursos em pauta na Unesc

ForGrad Nacional: Enade e avaliação dos cursos em pauta na Unesc
Assunto foi o tema de mesa-redonda no Auditório Ruy Hülse (Foto: Davi Carrer) Mais imagens

O Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e a avaliação dos cursos superiores foram o assunto da mesa-redonda da tarde desta sexta-feira (22/8) no ForGrad Nacional (Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação). O debate contou com a participação de Stela Meneghel, representante do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e Mauro Luiz Rabelo, decano de Ensino de Graduação da UNB (Universidade de Brasília), sendo mediado por Inajara Vargas Ramos, pró-reitora de Ensino e reitoria interina da Universidade Feevale.

“O Enade traz subsídios importantes para os gestores”, afirmou Stela, que lembrou que os coordenadores, diretores, pró-reitores e reitores das IES (Instituições de Ensino Superior) podem analisar os resultados, comparando com outros cursos e outras regiões. Ela destacou a mudança na confecção da prova, pois até 2010 era contratada uma empresa e o INEP só conhecia a prova no dia do exame. A partir de 2010, se estabeleceu comissões que auxiliam no processo de construção da avaliação.

Durante a sua fala, o decano da UNB, Mauro Luiz Rabelo, apresentou inúmeros dados, salientando que o contexto brasileiro é um grande desafio e que a busca na avaliação dos cursos deve ser sempre o cinco, a nota máxima.

ForGrad

O ForGrad ocorre ao longo de 30 anos da seguinte forma: são realizados cinco fóruns regionais, nos quais são discutidas as temáticas definidas para o ano, e produzidas cartas contendo os principais pontos debatidos e proposições apontadas no decorrer do encontro. Essas cartas subsidiam a elaboração da carta nacional, que este ano será a carta de Criciúma, que será encaminhada e discutida com os setores ligados ao MEC (Ministério da Educação).

A temática do ForGrad Nacional em 2014 é “10 anos do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) e do PNG (Plano Nacional de Graduação): Encontros e desencontros na qualificação da Educação Superior Brasileira”. O evento encerra neste sábado (23/8), sempre no Auditório Ruy Hülse.

Confira a programação completa

Fonte: Secom

22 de agosto de 2014 às 17:52
Compartilhar Comente

Deixe um comentário