ForGrad Nacional 2014

Criciúma abriga debate nacional sobre ensino superior

Criciúma abriga debate nacional sobre ensino superior
Forgrad iniciou na noite de hoje na Unesc (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Esta semana, Criciúma está sendo sede do debate nacional sobre educação superior. Na noite de hoje (20/8), a Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense) deu início as atividades do ForGrad Nacional (Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação), que reúne até sábado (23/8), cerca de 200 pró-reitores de graduação de IES (Instituições de Ensino Superior) de todo o Brasil. Ao longo dos quatro dias do evento, os debates vão girar em torno da expansão do ensino superior com qualidade, além da apresentação de experiências que deram certo e a discussão acerca da avaliação dos cursos e sobre o Enade.

Os pró-reitores de Graduação são as referências das IES (Instituições de Ensino Superior) quanto ao ensino de graduação. A pró-reitora de Ensino de Graduação da Unesc, Robinalva Ferreira, é a atual presidente do ForGrad. E foi ela quem mediou a conferência de abertura, realizada pela ex-presidente do ForGrad e pró-reitora da Universidade Federal de Pernambuco, Ana Maria Cabral, sobre os “10 anos do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior)”.

O reitor Gildo Volpato deu as boas vindas aos participantes e ressaltou a importância de um evento como o ForGrad Nacional para a região. “Durante quatro dias, Criciúma será sede de grandes debates sobre o ensino superior. Todas as atenções estarão voltadas para a região, que abrigará discussões sobre a expansão da educação superior de qualidade e a inclusão de pessoas neste processo”, comenta Volpato. “Para a Unesc, é uma honra receber o ForGrad”, complementa.

Robinalva agradeceu a presença dos representantes de 150 IES de 22 estados brasileiros no evento realizado na Unesc e afirmou que a reunião dos pró-reitores e o debate é vital para a implementação de mudanças e melhorias na educação.

A secretária de Educação de Criciúma, Rose Reynaud, chama a atenção para o fato de que ao discutir o ensino superior, está se tratando também da qualidade da educação básica, já que ambos estão ligados. “Este é um momento especial para o município. Não apenas porque as ‘cabeças pensantes’ de todo o Brasil estão aqui, mas também pelo motivo que as trouxe para a cidade”. O secretário-executivo da Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais), Paulo Ivo Koehntopp, lembra que o trabalho em rede, a exemplo do que ocorreu no Sistema Acafe e no ForGrad Nacional, é uma das maneiras eficientes para encontrar soluções que beneficiam todas as instituições.

O diretor de Ensino Superior da Secretaria de Educação de Santa Catarina, Gilberto Agnolin comenta que espaços como o ForGrad são de vital importância para a discussão do ensino superior e básico, assim como a formação de professores e a capacitação continuada dos docentes. O representante do Conselho Nacional de Educação, Sérgio Franco, afirma que no Brasil as universidades não possuem uma organização de ações conjuntas e sugere que o ForGrad pudesse assumir este papel.

Também estiveram presentes na abertura do ForGrad Nacional o secretário de Desenvolvimento Regional de Criciúma, João Fabris, a presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Tati Teixeira, o professor doutor da Universidade do Ceará, Custódio Luiz da Silva Almeida e a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta.

A abertura do ForGrad teve apresentações culturais do Maestro Joel de Oliveira, da Cia de Dança Unesc e do Musical Unesc. Durante todos os dias do evento, o curso de Fisioterapia manterá aberto um espaço de terapias manuais. Ainda antes da abertura oficial do evento, a diretoria do ForGrad recebeu as boas-vindas da Reitoria da Unesc.

ForGrad

O ForGrad ocorre ao longo de 30 anos da seguinte forma: são realizados cinco fóruns regionais, nos quais são discutidas as temáticas definidas para o ano, e produzidas cartas contendo os principais pontos debatidos e proposições apontadas no decorrer do encontro. Essas cartas subsidiam a elaboração da carta nacional, que este ano será a carta de Criciúma, que será encaminhada e discutida com os setores ligados ao MEC (Ministério da Educação).

A temática do ForGrad Nacional em 2014 é “10 anos do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) e do PNG (Plano Nacional de Graduação): Encontros e desencontros na qualificação da Educação Superior Brasileira”.

Programação

Fonte: Secom

20 de agosto de 2014 às 23:01
Compartilhar Comente (1)

1 comentário

Amalhene

21 de agosto de 2014 às 11:08

Parabéns aos organizadores do FORGRAD! O Brasil se encontra na UNESC.

Deixe um comentário