Artes Visuais - Bacharelado

Exposição “corpo-casa”, da artista Bruna Ribeiro, é inaugurada na Sala Edi Balod

Exposição “corpo-casa”, da artista Bruna Ribeiro, é inaugurada na Sala Edi Balod
Trabalhos lidam com as relações entre corpo, casa e lar, além de levantar questões sobre o espaço doméstico e autoconhecimento (Foto: Gabriela Selau Benetti) Mais imagens

A exposição “corpo-casa”, da artista egressa do curso de Artes Visuais da Unesc Bruna Ribeiro, foi inaugurada na noite de quinta-feira (01/12) na Sala Edi Balod, no bloco administrativo da Universidade. A partir de trabalhos fotográficos e bordados, a  artista cria um diálogo entre o público e privado, a diferença entre casa e lar, e levanta questões sobre o espaço doméstico e autoconhecimento.

A pesquisa, segundo a artista, surgiu em 2019, período em que transitava constantemente entre Criciúma e Florianópolis. “No início de 2020, por conta do Covid-19, voltei para Criciúma, minha cidade natal, para um apartamento de onde recém havia me mudado, para estar mais perto de minha família”, afirma a mestra, que vê nesse um momento em que novas dúvidas surgiram sobre seu trabalho. “A partir desse momento, surgiram várias questões em minha mente sobre como habitar um espaço, como habitar um corpo, qual a diferença entre casa e lar e outras. Todos os resultados desses questionamentos, sem resposta, estarão na exposição”, explana.

Bruna Ribeiro fala também sobre o prazer de expor um trabalho na Sala Edi Balod. “Esse é um lugar que fez parte da minha vida, então fico muito feliz de ter a oportunidade de expor aqui. Já trabalhei e estagiei no espaço, ajudando a montar e organizar várias exposições, e essa minha primeira vez com uma exposição individual no local me enche de alegria”, conclui.

A abertura contou ainda com uma novidade na Sala Edi Balod: a “Reserva Tecno”, onde as DJs Bruna Machado, acadêmica de Teatro da Unesc, e Isabela Thomé, aluna do curso de Jornalismo da Instituição, apresentaram-se após a inauguração oficial. O espaço da reserva técnica da Sala foi adaptado para acomodar os equipamentos musicais, transformando o local em uma verdadeira pista de dança para o público presente.

Esta é a quarta exposição individual de Bruna Ribeiro, que previamente expôs em Florianópolis os trabalhos “Eu sou minha própria musa” (2018) e “Eu sou minha própria __” (2018) e em Criciúma, a exposição “Pieria” (2021). A artista ainda participou das exposições “Deambulações Internas” (2021), “a dor que dói na gente” (2021), “meio” (2022), “papel de parede” (2022) e “Poéticas da Relação” (2022).

A exposição ficará aberta para visitação até o dia 22 de dezembro de 2022, de segunda à sexta-feira, das 13h às 21h.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de dezembro de 2022 às 17:08
Compartilhar Comente

Deixe um comentário