Artes Visuais - Bacharelado

Apresentação do Boi de Mamão encanta comunidade de Turvo

Apresentação do Boi de Mamão encanta comunidade de Turvo
Mais imagens

O folclore e a cultura fazem parte da essência do projeto de extensão da Unesc “Boi de Mamão na Comunidade: intercâmbios culturais que fazem a diferença”. Levando as tradições desta cultura popular para todos os lugares do estado com o propósito de fortalecer cada dia mais essa relação entre a Universidade e a comunidade, no sábado (13/08), o grupo foi até a Escola Estadual Básica de Morro Chato, no Distrito de Turvo, para uma apresentação e muita troca de saberes. Cerca de 300 pessoas entre professores, estudantes, comunidade e parceiros da Unesc, participaram da festividade que deu vida aos personagens que dançaram e cantaram um enredo marcado pela cultura local.

“Realizamos oficinas, palestras e demos todo o suporte para que a escola formasse o seu próprio grupo de Boi de Mamão. Também ajudamos a construir todas as peças e que agora fazem parte do acervo deles. Esse é o propósito do nosso projeto, levar a cultura para todos os lugares”, explicou uma das coordenadoras, professora Amalhene Baesso Reddig. [Apresentação do Boi de Mamão encanta comunidade de Turvo]

Ela, que é natural de Turvo e estudou nessa escola, ficou emocionada e encantada com tudo que presenciou. “Essa foi uma oportunidade de retornar para minha primeira escola com o projeto e, de alguma forma, contribuir para a formação cultural dos estudantes. Desejo seguir acompanhando esse grupo de crianças que brincou lindamente com os personagens e entoou a música com voz alta e brilho nos olhos. Somos marcados pelas experiências vividas e essa escola me ensinou muito”, comentou.

Para a professora Silemar Maria de Medeiros da Silva, que também coordena o projeto de extensão da Unesc, essa aproximação entre escola, comunidade escolar e Universidade é algo transformador. “Entendemos que o movimento deste enredo precisa ser alimentado pela troca de experiências e estar junto com esta escola atende aos objetivos de promover atividades de extensão com compromisso cultural no sentido de mobilizar a comunidade acadêmica a desenvolver ações e atividades de extensão”, destacou.

A programação da noite contou com bingo que é tradicional da instituição, celebração religiosa e apresentações. Desde 2018 a Universidade é reconhecida pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura do território brasileiro, justamente por conta da ação que leva essa expressão cultural à comunidade.

Peças fundamentais

Silemar ainda mencionou que foi fundamental o empenho de muitas pessoas que querem levar a cultura para muitos lugares da região e agradeceu ainda a dedicação do presidente da Associação de Pais e Professores (APP), Evandro Scussel Roque, pai de aluno; a presidente do Conselho Deliberativo Vanessa Rocha Tognon; a diretora da escola professora Cleusa Bardini; o diretor Ilênio Baesso; a professora de Artes Nídia Maria Brovedan que conduziu as crianças desde o início e demais professores da escola.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de agosto de 2022 às 14:28
Compartilhar Comente

Deixe um comentário