PPGDS - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico

Pesquisa desenvolvida com pesca artesanal demostra que um terço das capturas das redes é composta por lixo.

Nesta segunda-feira dia 9 de dezembro de 2019, ocorreu a reunião ordinária do Conselho Gaúcho de Aquicultura e Pesca Sustentável (CONGAPES*). A reunião visou fazer um balanço das atividades de 2019, além de projetar as principais demandas do setor para o ano de 2020.

Na oportunidade o Biólogo Leonardo Martins Pinheiro em uma ação de inserção social, apresentou ao grupo as informações coletadas junto aos pescadores de beira de praia do litoral norte do Rio Grande do Sul que pescam com redes de emalhe. Os resultados demonstram que aproximadamente um terço dos itens capturados nas redes de pesca é composta por lixo descartado pela população. A captura destes itens pode trazer prejuízos para o setor, danificando as redes de pesca e aumentando os gastos para o conserto das mesmas. O trabalho é referente ao trabalho de conclusão de curso de graduação de Leonardo no curso de Biologia Marinha das UERGS/UFRGS, sobre orientação do Prof. Dr. Rodrigo Machado, bolsista PNPD do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e Prof. Dr. Ênio Lupchinski Jr. da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Nesta devolutiva junto a sociedade Leonardo entregou cartazes que auxiliarão na divulgação dos dados e potencialmente na tomada de decisões na elaboração de políticas públicas.     

* O Conselho é formado por representantes de três esferas governamentais (municípios, estado e federação) ligados à aquicultura e pesca, colônias e sindicatos de pesca, instituições de pesquisa e é aberta à ouvintes da sociedade em geral.

Texto escrito por Leonardo Martins Pinheiro e Rodrigo Machado 

12 de dezembro de 2019 às 07:54
Compartilhar Comente (1)

1 comentário

Tiago Corrêa

27 de dezembro de 2019 às 09:12

Parabéns meus amigos, essa luta contra o lixo é realmente importante e este trabalho vem somar não só na academia mas na vida real, um grande desafio para todos os teóricos!

Deixe um comentário