Administração de Empresas

Lições de um administrador de sucesso

Lições de um administrador de sucesso
Visão completa sobre o negócio, adquirida nos estudos na Unesc, estão entre os diferenciais da carreira de sucesso de Guilherme Balsini (Foto: Reprodução) Mais imagens

O gosto pelo empreendedorismo e o interesse pela área da programação sempre estiveram no DNA do Ex-CEO da Betha Sistemas, Guilherme Balsini. O empresário, que hoje mora no exterior com a família, é egresso do curso de Administração da Unesc e vê na graduação uma das peças importantes para seu crescimento e sucesso profissional.

A trajetória do administrador de sucesso não começou ao ingressar na Universidade. Muito antes, aos 12 anos, Guilherme já demonstrava interesse na área de programação e, a partir disso, o adolescente deu os primeiros passos do que viria a ser sua vida profissional bem-sucedida. Conforme ele, foi aproveitando as aulas ministradas na escola de propriedade do pai e, na sequência, se aventurando a ensinar os colegas e até a criar pequenos sistemas para o colégio, que a certeza do desejo de se profissionalizar cresceu a cada dia.

Enquanto viajava em busca de livros e ensinamentos sobre programação e aprendia de forma autodidata, o jovem teve a oportunidade de iniciar sua atuação na empresa da família, a Betha Sistemas. “Eu cheguei disposto a ajudar em tudo o que estivesse ao meu alcance e tentar aprender mais nessa área. Sempre tive vontade de desenvolver algum produto que pudesse ajudar as pessoas e via ali essa oportunidade. Entrei na Betha Sistemas fazendo compras, indo no banco, fazendo realmente tudo o que era possível e, apenas no tempo livre dos programadores da empresa, buscava aprender com eles”, recorda.

Ainda muito jovem, Guilherme passou um período morando na Itália, onde também trabalhou em diferentes funções como garçom e panfleteiro. No tempo que esteve no exterior o jovem conseguiu um emprego em uma empresa especializada em softwares. “Consegui essa colocação porque eu realmente tinha muito interesse na área. Atuar nesse local por um semestre, o que foi suficiente como bagagem, experiência e empurrão para que eu voltasse para o Brasil para continuar ajudando na Betha naquilo que fosse possível”, pontua.

Nesse retorno, conforme Balsini, muitas foram as opções de continuidade nos estudos. Entre a possibilidade de ir para a capital do Estado estudar programação ou ficar em Criciúma optando por um curso na então Fucri, Guilherme ouviu os conselhos do pai e apostou suas fichas na instituição que hoje é a Unesc.

“Meu pai trabalhou em carboníferas, teve diferentes empresas e despertou nos filhos o interesse em empreender. Seguindo o conselho dele, fiz o curso de Administração na Fucri”, lembra o administrador que, na época, buscava diferentes olhares sob um negócio, além da área com a qual já tinha a intimidade a partir de seus estudos, a programação.

O retorno à escolha pela Fucri, para o egresso, foi gratificante. “Foi muito bom. Fiz grandes amizades e um networking bastante interessante. Além disso, aprendi sobre áreas nas quais não tinha tanto conhecimento como contabilidade, matemática financeira, estatísticas, assuntos que me deram uma visão geral importante e necessária para quem quer empreender”, garante.

Todo o aprendizado ao longo da graduação, para Guilherme, lhe rendeu uma visão global de um negócio, o que possibilitou que fizesse um trabalho significativo à frente da empresa.

Com tamanho destaque da empresa em nível nacional e internacional, Guilherme e o irmão, Oscar, foram convidados a abraçar um novo desafio na área da tecnologia. “Nós recebemos o convite para a abraçar a área de softwares para empresas privadas. Tivemos o interesse nesse novo negócio e a partir disso surgiu a Domínio Sistemas”, lembra.

Atualmente Guilherme mora com a esposa e os filhos nos Estados Unidos. A mudança foi escolhida pela família no período pré-pandemia como opção para aproximarem-se de uma nova cultura e aproveitarem o tempo juntos. De lá, Guilherme continua acompanhando o trabalho das empresas da família e já aposta em um novo empreendimento, dessa vez como startup.

“Dizem que empreender é viciante e estou concordando com isso. Acabei aceitando o convite de um amigo para investir nesse novo projeto e, mesmo em outro país, tenho reuniões periódicas sobre o assunto ajudando na organização e desenvolvimento da empresa”, completa.

Celebração de 45 anos do curso de Administração

Balsini está entre os egressos que tiveram o case apresentado na Semana Acadêmica do curso de Administração. Desde segunda-feira (14/12) até esta quarta-feira (16/12) ex e atuais alunos participam da programação que celebra o aniversário de 45 anos do curso.

Para o encerramento da Semana, na quarta-feira, a Universidade receberá a administradora Carla Fabiana Cazella, doutoranda na área, mestre em Educação e Especialista em Gestão Escolar. Ela abordará a temática “Perspectivas para a empregabilidade do egresso em Administração: uma visão prospectiva no contexto da 4ª Revolução Industrial”, a partir das 19h15.

O encontro será transmitido de forma virtual pelo canal Unesc Oficial no YouTube.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de dezembro de 2020 às 15:41
Compartilhar Comente

Deixe um comentário