Administração de Empresas

Administração: Teoria aplicada na prática para formar administradores

Administração: Teoria aplicada na prática para formar administradores
Curso é sustentado em nos pilares principais: Produção; Mercadológica; Recursos Humanos; Financeira; Empreendedorismo e Plano de negócios (Fotos: Arquivo Unesc) Mais imagens

Um curso que possibilita que os alunos deem consultoria para empresas, analisem os gargalos e orientam na tomada de decisões. Assim é a Administração na Unesc. O curso, que completa 49 anos de vida em agosto de 2019, possui disciplinas que subsidiam projetos de extensão envolvendo professores e acadêmicos e que têm auxiliado toda a comunidade e agregado na formação acadêmica. É a teoria aplicada na prática permitindo uma visão diferenciada para quem está se preparando para uma carreira de sucesso.

A coordenadora do curso, Izabel de Souza, conta que uma matriz curricular nova entrou em vigor em 2017 e trouxe novidades, baseadas também em solicitação de alunos e professores. Um exemplo foi a disciplina Gestão de Consultoria Empresarial, que era optativa na matriz anterior e foi incluída como disciplina obrigatória na nova, devido à procura dos alunos.

“É uma necessidade. O nosso egresso vai para o mercado e muitos deles vão atuar com consultoria em diversas áreas. A disciplina motiva e dá uma visão ampla ao acadêmico. A partir do momento em que ele atende as empresas durante o curso, vai vendo quais as áreas dentro de uma organização que ele mais se identifica. Deu tão certo que um projeto de extensão foi criado a partir da disciplina, que é o Plano de 60 Dias”.

Segundo a coordenadora, todo o curso de Administração está sustentado nos pilares: Produção; Mercadológica; Recursos Humanos; Finanças; Empreendedorismo e Plano de negócios. “Essas áreas dentro da matriz curricular são Práticas Gerenciais. Os acadêmicos não fazem mais estágios em empresas. Sabíamos que, às vezes, o estágio não era feito como deveria e então mudamos. Hoje o estudante escolhe as áreas que quer e já no fim do curso, conhece as possibilidades de aprofundar o conhecimento por meio de cursos de pós-graduação que a Unesc oferece”, destaca.

A partir dos pilares, as disciplinas são desenvolvidas e os alunos têm contato com empresas, por meio dos projetos, ou então os professores trazem cases reais para debate em sala de aula, para reflexão e proposição de soluções.

Alunos da Unesc se destacam no mercado

De acordo com Izabel, diversos egressos do curso hoje estão colaborando com empresas da região ou mesmo de fora, procuram o curso em busca de estudantes para atuar em cargos diversos. “Administração da Unesc é visto lá fora com um curso de potencial e por isso é muito procurado por empresas. Nossos alunos são estimulados a empreender e por isso também temos estudantes que planejam suas carreiras fora do país, ou que procuram intercâmbio durante o curso e até mesmo são trainee em outros lugares”. 

A qualidade também é refletida em premiações estaduais e nacionais que estudantes e professores do curso recebem. Um exemplo é o Concurso Estadual de Planos de Negócio para Universitários Sebrae/SC, que há anos vem tendo alunos e professores da Unesc entre os vencedores. “Tudo isso qualifica o curso e divulga o seu nome. Internacionalmente, por exemplo, no caso do concurso do Sebrae, já que os professores e alunos premiados viajam para conhecer empresas do Vale do Silício, nos Estados Unidos”, salienta.

Pesquisa também faz parte do curso

A pesquisa, um dos tripés da Universidade, não foi esquecida pelo curso de Administração. Alunos e professores participam com frequência de eventos nacionais e internacionais onde apresentam estudos, o que segundo Izabel, colabora com o aprendizado e o desenvolvimento regional. “O que pesquisam é relacionado à região, e isso colabora. As empresas podem implementar as ideias e os acadêmicos, ver como a teoria pode se aplicar na prática”, completa.

Congresso Sul Catarinense

Um outro diferencial do curso da Universidade é o Congresso Sul Catarinense de Administração e Comércio Exterior, que já está consolidado no Sul catarinense e traz profissionais renomados para debater temas atuais com professores, alunos e profissionais da região. Segundo Izabel, o evento é uma maneira de possibilitar algo a mais para a formação acadêmica e a capacitação de quem já está no mercado.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de julho de 2019 às 15:02
Compartilhar Comente

Deixe um comentário