Administração de Empresas

Mercado Internacional abre Congresso Sul Catarinense de Administração e Comércio Exterior

Mercado Internacional abre Congresso Sul Catarinense de Administração e Comércio Exterior
André Castro foi um dos palestrantes do evento (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

André Castro, gerente de Comércio Exterior do Grupo Copobras, e Samuel Santo, gerente do Porto Seco Rocha Terminais Portuários e Logística, abriram o 1º Congresso Sul Catarinense de Administração e Comércio Exterior da Unesc. “Perspectivas para o mercado internacional” foi o tema do debate que ocorreu junto a empresários, profissionais liberais, professores e acadêmicos das áreas que envolvem administração. O encontro ocorre até quarta-feira (14/6), com o intuito de discutir e trocar experiências em áreas como gestão de operações, logística, inovação, empreendedorismo, marketing, turismo acordos internacionais e gestão de pessoas.

André Castro comentou que o tema é abrangente, mas há a necessidade de focar na alteração que a economia teve nos últimos anos. “Esse momento de transição traz novas frentes de trabalho, o mundo está mudando e os profissionais precisam estar atentos. Outra questão que não se pode deixar de lado, quando tratamos de mercado internacional, é a eficiência e o custo. Também é necessário conhecer a logística de sistemas portuários e demais meios de internacionalização”, comentou.

Castro também comentou sobre a importância de o profissional da área ser maleável e aceitar costumes diferentes. “Quando você trabalha com mercado internacional é necessário entender e conhecer diferentes culturas. A negociação é uma parte importante dentro da área, e é necessário aprender a lidar com povos que tem uma visão diferente de nós brasileiros”, ressaltou.

Programação continua

Segundo a coordenadora dos cursos de Administração e de Comércio Exterior da Unesc, Izabel de Souza, o Congresso é um espaço que promove, além do conhecimento, a interação entre o mercado e o meio acadêmico. “O evento tem como objetivo discutir o desenvolvimento do Sul catarinense, integrando acadêmicos e empresários”.

A programação ainda prevê palestras como “Quando as ideias ganham vida”, com o proprietário da GPinheiro Empreendimentos, Slaviero Executive Hotel e Interclass Hotel, Gilson Pinheiro; painéis como “O Porto de Imbituba e o Desenvolvimento do Sul Catarinense”, com o gerente portuário do Porto de Imbituba, Pablo Fonseca e o sócio-diretor da UNQ Import/Export, Marcelo Raupp; workshops sobre “Economia Colaborativa”, “Mentoria Estratégica” e “Ferramentas de Inovação na Prática”; cases “Lohn Bier: Pensando o local para o mercado global”, “O futuro do turismo para o Sul catarinense” e apresentação de trabalhos.

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

13 de junho de 2017 às 16:19
Compartilhar Comente

Deixe um comentário