Engenharia Ambiental e Sanitária

Oficina de papel reciclado estimula reuso de materiais

Oficina de papel reciclado estimula reuso de materiais
Atividade foi realizada com alunos Contim Portella Mais imagens

Estimular o reuso de materiais para a adoção de práticas mais conscientes em relação aos cuidados com o meio ambiente. Este é o objetivo principal da oficina de papel realizada com alunos da Escola de Ensino Fundamental José Contim Portella, do Bairro São Sebastião, em Criciúma. A atividade compreende mais uma ação do projeto de extensão da Unesc “Educação e gestão ambiental na escola José Contim Portella, Criciúma, SC: fortalecimento dos processos de Ecoformação e sua ampliação para a comunidade do entorno”. Iniciativa que integra o Território Paulo Freire, programa institucional da Universidade, desenvolvido em 11 bairros na região da Grande Santa Luzia.

Na oficina, os alunos aprendem o processo de produção de papel artesanal, que é muito simples – o papel, preferencialmente os menos rígidos, são picados e moídos com água em liquidificador, ganhando forma numa tela. “Com esta atividade, podemos estimular nossos alunos a repensarem sobre o descarte adequado de papel e o seu reaproveitamento”, afirmou a professora Alessandra Rodrigues Cardoso. Responsável pela disciplina de Artes, ao lado das colegas Maiara de Souza, Eliana Guimarães Barth e Ângela Cristina Matias, ela pretende desenvolver uma cartilha sobre coleta seletiva de resíduos e de reaproveitamento do papel.

Antes desta oficina, todos os alunos da escola – da Educação Infantil às séries iniciais do Ensino Fundamentais, aproximadamente 500 crianças receberam informações sobre coleta seletiva, por meio de palestra realizada no mês de setembro. A equipe extensionista é composta pelos bolsistas Eduardo Fernandes Martinello (Engenharia Ambiental e Sanitária) e Marina Pacheco Teixeira (Ciências Biológicas) e professores José Carlos Virtuoso (coordenador) e Gustavo Dembler Zambrano. A atividade desta segunda-feira, prevista para os dois períodos, tem a orientação da acadêmica de Artes Visuais Maria Cristina Pacheco.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

24 de outubro de 2016 às 11:48
Compartilhar Comente

Deixe um comentário