Engenharia Mecânica

Unesc recebe visita de consultor técnico do Grupo Randon

Unesc recebe visita de consultor técnico do Grupo Randon
Ademir Picinini esteve no Iparque para ver trabalho desenvolvido em laboratório (Foto: Divulgação) Mais imagens

O trabalho em pesquisa desenvolvido no Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc), por professores e acadêmicos da Instituição, foi reconhecido mais uma vez pelo mercado. Recentemente, o local recebeu a visita do consultor da empresa Fras-le, do Grupo Randon, de Caxias do Sul, Ademir Picinini, que esteve no Lafen (Laboratório de Fenômenos de Superfície) e em demais laboratórios utilizados pelos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais e dialogou sobre a interação técnica e científica, em curso, entre o laboratório e a empresa.

No Lafen, foram apresentados os fundamentos da pesquisa que está em desenvolvimento e que está relacionado à parceria entre a Universidade e a Fras-le. Os estudos envolvem avaliações do par de atrito de novos freios a disco e, segundo o pesquisador do Lafen e professor da Unesc, Adilson Oliveira, a avaliação dos mecanismos de desgaste é fundamental para o aperfeiçoamento dos atuais sistemas tribológicos. “Os resultados poderão indicar uma tendência para o desenvolvimento de novos produtos para o setor automotivo. Para a instituição, este tipo de parceria permite a colaboração e a troca de conhecimentos entre engenheiros, estudantes e pesquisadores. Outra grande contribuição desta interação é a aproximação dos acadêmicos e bolsistas dos desafios do mercado”, afirma.

Para a chefe do Lafen e professora da Unesc, Angela Arnt, a interação com a empresa é um dos pontos fortes deste desenvolvimento e a existência de um canal de comunicação com a empresa e a colaboração do engenheiro da Fras-le, Diego Masotti, na parceria, indica que a empresa e a universidade estão exercitando a verdadeira Open Innovation.

Na visita ao Lafen, o consultor da Fras-le também foi acompanhado pela bolsista do curso de Engenharia de Materiais, Marina Kauling.

A Fras-le fabrica autopeças e figura entre as maiores fornecedoras de materiais de fricção do mundo. A empresa atua com foco na segurança e no controle de movimentos nas estradas, trilhos e pistas de pouso e comercializa seus produtos em mais de 120 países. Possui nove unidades fabris em diferentes países e centros de distribuição na Alemanha, Argentina, Colômbia e Holanda, e operações comerciais na África do Sul, Chile, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos e México.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de maio de 2019 às 13:53
Compartilhar Comente

Deixe um comentário